RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Entre os muros da escola : gênero e docência na constituição de uma pedagogia de afeto

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Cruz, Éderson da;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/2455099426074177;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Dal’Igna, Maria Cláudia;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9564879599544686;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Entre os muros da escola : gênero e docência na constituição de uma pedagogia de afeto;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente trabalho investiga de que modos gênero, articulado a sexualidade, atravessa e constitui a docência no âmbito do filme Entre os muros da escola (nome da versão brasileira), filme francês dirigido por Laurent Cantet (2008). O estudo se inscreve nos campos de Estudos de Gênero numa perspectiva pós-estruturalista, Estudos Queer, Estudos sobre Docência e Estudos sobre Cinema e Educação. A partir desses campos, a pesquisa é desenvolvida utilizando o procedimento metodológico da etnografia de tela. Articulando as ferramentas teórico-metodológicas já explicitadas, e por meio das análises, percebeu-se que: 1) gênero é uma forma de dar visibilidade à “Pedagogia do Afeto”; e 2) a docência do homem cisgênero professor François Marin se institui a partir de uma heteronormatividade cisgênero. Desta forma, pode-se sustentar a tese de que gênero, articulado a sexualidade, no filme “Entre os muros da escola”, constitui um modo de ser docente – docência masculina cisgênero heterossexual – que, ao ser posta em exercício, opera constituindo o que se pode chamar de uma “pedagogia do afeto”.;
metadataTrad.dc.description.abstract The present work investigates the ways in which gender, articulated sexuality, crosses and constitutes the teaching in the scope of the film Entre os muros da escola (name of the Brazilian version), French film directed by Laurent Cantet (2008). The study is inscribed in the fields of Gender Studies in a poststructuralist perspective, Queer Studies, Studies on Teaching and Studies on Cinema and Education. From these fields, the research is developed using the methodological procedure of screen ethnography. Articulating the theoretical-methodological tools already explained, and through the analysis, it was realized that: 1) gender is a way of giving visibility to the "Pedagogy of Affection"; and 2) the teaching of the man of the genus professor François Marin is established from a heterogenous genus. In this way, one can support the thesis that gender, articulated sexuality, in the film "Between the walls of the school", constitutes a way of being teaching - male teaching heterosexual heterosexual - that, when put into exercise, operates constituting the which can be called a "pedagogy of affection".; El presente trabajo investiga de qué modos género, articulado la sexualidad, atravesa y constituye la docencia en el ámbito del filme Entre os muros da escola (nombre de la versión brasileña), película francesa dirigida por Laurent Cantet (2008). El estudio se inscribe en los campos de Estudios de Género en una perspectiva post-estructuralista, Estudios Queer, Estudios sobre Docencia y Estudios sobre Cine y Educación. A partir de estos campos, la investigación se desarrolla utilizando el procedimiento metodológico de la etnografía de la pantalla. Articulando las herramientas teórico-metodológicas ya explicitadas, y por medio de los análisis, se percibió que: 1) género es una forma de dar visibilidad a la "Pedagogía del Afecto"; y 2) la docencia del hombre cisgero profesor François Marin se instituye a partir de una heteronormatividad cisgero. De esta forma, se puede sostener la tesis de que género, articulado a la sexualidad, en la película "Entre los muros de la escuela", constituye un modo de ser docente - docencia masculina cisgén heterosexual - que, al ser puesta en ejercicio, opera constituyendo el mismo que se puede llamar una "pedagogía del afecto".; Le présent travail étudie les manières dont le genre, la sexualité articulée, traverse et constitue l’enseignement dans le cadre du film Entre os muros da escola (nom de la version brésilienne), film français réalisé par Laurent Cantet (2008). L'étude s'inscrit dans les domaines des études de genre dans une perspective poststructuraliste, des études queer, des études sur l'enseignement et des études sur le cinéma et l'éducation. À partir de ces domaines, la recherche est développée à l'aide de la procédure méthodologique d'ethnographie sur écran. En articulant les outils théorico-méthodologiques déjà expliqués, et à travers l'analyse, il a été réalisé que: 1) le genre est un moyen de donner de la visibilité à la "pédagogie de l'affection"; et 2) l'enseignement de l'homme du genre, le professeur François Marin est établi à partir d'un genre hétérogène. De cette manière, on peut soutenir la thèse selon laquelle le genre, la sexualité articulée, dans le film "Entre les murs de l'école", constitue une manière d'enseigner - un enseignement masculin, hétérosexuel, hétérosexuel -, qui, lorsqu'elle est mise en exercice, constitue le que l'on peut appeler une "pédagogie de l'affection".;
metadataTrad.dc.subject Gênero; Sexualidade; Masculinidades; Docência; Cinema; Pedagogia do afeto; Gender; Sexuality; Masculinities; Teaching; Movie theate; Pedagogy of affection; Género; La sexualidad; Masculinidades; Enseñanza; Cine; Pedagogía del afecto; Genre; La sexualité; Masculinités; L'Enseignement; Le cinéma; Pédagogie de l'affection;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-02-26;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8684;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics