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Professores excelentes: Convergências, tensões e desafios nas políticas de formação e carreira docente na contemporaneidade

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metadataTrad.dc.contributor.author Strasburg, Quênia Renee;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/9125232315920648;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Corsetti, Berenice;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/7405584392319464;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Professores excelentes: Convergências, tensões e desafios nas políticas de formação e carreira docente na contemporaneidade;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta tese apresenta as convergências, os desafios e as tensões nas políticas educacionais de formação e carreira docente na contemporaneidade. A pesquisa foi realizada com o suporte de documentos do Banco Mundial, a fim de compreender como suas orientações se articulam e se desdobram no contexto brasileiro por meio da análise de mídia impressa, a partir das Revistas Nova Escola e Gestão Escolar de 2008-­2017. Orientou a pesquisa a perspectiva da teoria combinada dos referenciais histórico-­críticos aliada às pesquisas de Bauman (2001) e Santos (1999, 2010), de um paradigma emergente, e do Ciclo de Políticas de Ball e Bowe (1992) e Ball (2015b), que sustentam a compreensão de política como discurso. Da arena global emergem elementos que pressionam as demais arenas a se adequarem às prescrições da globalização, do neoliberalismo, do gerencialismo e da nova gestão pública no campo educacional. Para conhecimento das diretrizes políticas do Banco Mundial, foram inventariados cinco documentos: (1) Professores Excelentes: como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe (2014, 2015), (2) Achieving world-­class education in Brazil: the next agenda (2012), (3) Skills for the 21st Century in Latin America and te Caribbean (2012), (4) Making schools work (2011) e (5) Improving teaching and learning through effective incentives (2005). O estudo da mídia impressa brasileira trouxe à tona redes políticas organizadas por empresários brasileiros de acordo com os princípios da nova filantropia, reunidas em fundações sem fins lucrativos em torno das reformas na educação. Os documentos cotejados as revistas e a literatura da área foram sistematizados para dar sentido à produção discursiva de políticas educacionais no contemporâneo. A análise das revistas com os demais textos registrou uma produção discursiva que foi articulada em três sessões: (1) em destaque a nova gestão escolar, (2) avaliação externa: o estabelecimento de uma cultura e (3) remodelando a formação e a carreira docente: o professor nota 10. A investigação permitiu compreender como se estabelecem narrativas que ganham destaque e consenso sobre as demais na perspectiva de instituir uma visão de gestão que soluciona todos os problemas -­ salvacionista, de avaliação em larga escala como sinônimo de qualidade, de conhecimento como princípio utilitarista e performático, de inovação constante a partir das novas tecnologias e de capital humano como investimento para a economia do país. A conjunção destas convergências aliada às tensões e às disputas de narrativas sobre os professores, sua formação e sua carreira sugerem a adesão de políticas focadas na economia do conhecimento e na constituição de capital humano permanente e abundante. Assim, o referencial-­teórico aqui construído instiga a considerar os movimentos regionais/locais que operam disputas nos diferentes campos das políticas em educação rumo a experiências não convergentes. Essas alternativas perpassam a constituição de um espaço político para que o cidadão de jure passe a ser cidadão de facto.;
metadataTrad.dc.description.abstract This thesis presents the convergences, the challenges, and the tensions in the educational policies aimed at teacher training and career in contemporaneity. The research was supported by documents of the World Bank in order to understand how their guidelines articulate and unfold in the Brazilian context by analyzing the printed media, of the Magazines Nova Escola and Gestão Escolar of 2008-­2017. The research was oriented by the perspective of the combined theories of critical-­historical references and the studies of Bauman (2001) and Santos (1999, 2010), an emerging paradigm, Ball and Bowe’s Policy Cycle (1992) and Ball (2015b) that support the understanding of politics as discourse. Elements emerge from the global arena that make pressure on other arenas to adequate to the prescriptions of the globalization, the neoliberalism, the managerialism, and the new public management in the educational field. Five documents were catalogued in order to learn the World Bank’s policy guidelines: (1) Professores Excelentes: como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe (2014, 2015), (2) Achieving world-­class education in Brazil: the next agenda (2012), (3) Skills for the 21st Century in Latin America and the Caribbean (2012), (4) Making schools work (2011) and (5) Improving teaching and learning through effective incentives (2005). Studying the Brazilian print media showed that a network of policies is organized by Brazilian entrepreneurs in tune with the principles of the new philanthropy gathered in nonprofit foundations around the educational reforms. The documents analyzed, the magazines and the literature of the area were organized as to make sense of the discursive production of educational policies in contemporaneity. The analyzes of the magazines and texts show a discursive production that was articulated into three sessions: (1) highlighting the new school management, (2) external assessment: establishing a culture, and (3) remodeling teacher training and career: the top teacher. The investigation shed light on how narratives are established in order to stand out to get unanimity among others in the perspective to institute a managing view that solves all issues – salvationist, of large-­scale assessment as synonyms with quality, of knowledge as a utilitarian and performing principle, of constant innovation from new technologies and of human capital as investment to the country’s economy. The combination of these convergences added of the tensions and disputes of narratives on teachers, their training and their careers imply adhering to policies focused on economy of knowledge and on constituting permanent and abundant human capital. Therefore, the theoretical reference built here instigates one to consider the regional and local movements that operate disputes in different fields of educational policies towards non-­convergent experiences. These alternatives pass through the constitution of a political space to turn the de jure citizen into a de facto citizen.;
metadataTrad.dc.subject Formação de professores; Carreira docente; Banco Mundial; Mídia impressa; Política educacional; Teacher training; Teacher career; World Bank; Print media; Education policy;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-03-11;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; PROEX - Programa de Excelência Acadêmica;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8721;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


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