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Memórias e trajetórias formativas de jovens universitários da comunidade quilombola Ilha de São Vicente, em Araguatins-TO

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metadataTrad.dc.contributor.author Silva, Elma Vital da;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/2439812085860026;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Silva, Rodrigo Manoel Dias da;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9524885475616516;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Memórias e trajetórias formativas de jovens universitários da comunidade quilombola Ilha de São Vicente, em Araguatins-TO;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta pesquisa apresenta e problematiza trajetórias formativas de estudantes universitários de uma comunidade quilombola localizada na região do Bico do Papagaio, no norte do Estado do Tocantins. Analisa, a partir de relatos de memórias, as trajetórias formativas dos estudantes universitários da comunidade quilombola Ilha de São Vicente. Neste sentido, objetivou investigar o contexto educacional de escolarização de jovens remanescentes dessa comunidade, quanto ao acesso e à permanência no ensino superior. O percurso metodológico organizou-se a partir de três etapas investigativas, a saber: (a) revisão bibliográfica sobre a temática; (b) pesquisa de campo com observação do contexto e das relações sociais estabelecidas na comunidade, sob a inspiração de uma pesquisa etnográfica; (c) entrevistas e análise das narrativas de seis estudantes e duas lideranças quilombolas, a partir das quais foi possível compreender as vivências e as experiências de seus percursos escolares, bem como seu acesso e permanência no ensino superior. Os resultados revelam que ingressar no curso superior constitui significativa conquista para a comunidade quilombola. Na situação da Ilha de São Vicente, as políticas educacionais dirigidas à população quilombola, principalmente aquelas de cunho afirmativo, foram de suma importância para garantir o acesso e a permanência de seus estudantes na universidade. Contudo, os depoimentos revelam que os desafios presentes no ambiente acadêmico ainda são muitos, dentre eles: o preconceito e o racismo ainda existente; o difícil acesso ao capital informacional; e a falta de atividades e iniciativas pedagógicas que abordem a realidade quilombola. Embora regulamentada em lei, a educação quilombola apresenta fragilidade em se concretizar e ainda é um grande desafio para a consolidação do direito à educação no Brasil.;
metadataTrad.dc.description.abstract This research presents and discusses educational paths of university students from a quilombola community located in the region of Bico do Papagaio, in the north of the State of Tocantins. It analyzes, from oral memories, the educational paths of the university students from the São Vicente Island quilombola community. In this direction, it aimed at investigating the educational context of young remainders of this community concerning their schooling process, as well as their access and permanence in the university. The methodological procedures were organized from three investigative stages, namely: (a) bibliographical revision on the research topic; (b) field research with observation of the context and of the established social relations in the community, under the inspiration of an ethnographic research; (c) interviews and analysis of the narratives of six students and two quilombola leaders, from which it was possible to understand the experiences concerning their education path, as well as their access and permanence in the university. The results show that to enter higher education means a significant conquest for the quilombola community. In the context of the São Vicente island, the educational policies designed for the quilombola population, mainly the affirmative ones, had been of utmost importance to guarantee the access and the permanence of its students in the university. However, the narratives indicate that there are still many challenges in the academic environment, such as: prejudice and racism, which still exists; difficulties in accessing informational capital; and the lack of activities and pedagogical initiatives to approach the quilombola reality. Although regulated by law, quilombola education initiatives are still fragile and impose a great challenge for the consolidation of the right to education in Brazil.;
metadataTrad.dc.subject Estudantes quilombolas; Narrativas quilombolas; Ações afirmativas; Quilombola students; Quilombola narratives; Affirmative actions;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-05-08;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8799;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


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