RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Liderança inaciana: o papel dos líderes educacionais em um colégio da rede jesuíta da educação

Mostrar registro simples

Autor Vieira, Ana Lúcia de Oliveira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3559647413054323;
Orientador Cabral, Patrícia Martins Fagundes;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7731529054849431;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Liderança inaciana: o papel dos líderes educacionais em um colégio da rede jesuíta da educação;
Resumo O desenvolvimento desta dissertação teve como objetivo analisar o papel dos líderes educacionais como líderes inacianos no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro. A área de interesse em questão surgiu pelo fato de a pesquisadora atuar na gestão no Colégio Santo Inácio, sendo este, então, o campo de pesquisa. Para a elaboração do material, foram utilizadas, a fim de alcançar o propósito da pesquisa, entrevistas semiestruturadas com funcionários da Instituição que ocupam cargos de gestão, observação direta e análise documental. Para análise sobre o papel do líder dentro de uma instituição, o referencial teórico utilizado foi Charan (2008); Charan e Conaty (2011); e Boyatzis e Mckee (2002, apud CABRAL et. al. 2007). Verificou-se a importância de aprofundar o papel do líder como disseminador da cultura organizacional, tendo como referencial teórico Schein (2009). E, para análise das características da liderança inaciana, o referencial teórico utilizado foi Metts (1997); Nicolàs (2017); Companhia de Jesus (1989); e Rede Jesuíta de Educação (2016). A partir desses caminhos, verificou-se, durante o desenvolvimento do trabalho, algumas características próprias que distinguem a maneira de exercer a liderança no Colégio e, dentre elas, destacam-se o Respeito, o Cuidado e o Magis. O Magis carrega um dos principais aspectos difundidos e vivenciados por Santo Inácio de Loyola, uma busca incessante por ser mais e melhor, para que isso contribua na construção de toda a comunidade educativa. Por isso, tornou-se perceptível o quão imprescindíveis e presentes dentro do Colégio Santo Inácio são os ensinamentos deixados pelo fundador da Companhia de Jesus, Inácio de Loyola, que, ainda hoje, são denominados como o modo de proceder das Comunidades Educativas Jesuíticas. Esses ensinamentos caracterizam a cultura organizacional do Colégio, sendo os líderes inacianos os responsáveis por disseminá-la em sua rotina de trabalho. Um dos aspectos mais relevantes destacados por esses líderes é a formação profissional que recebem da Instituição, onde aprendem os caminhos para se tornarem líderes inacianos. Como líderes inacianos, na busca incessante pelo Magis, identificam que é preciso criar meios mais contínuos para a formação profissional e para o processo avaliatório desses profissionais.;
Abstract The development of this dissertation had the objective of analyzing the role of educational leaders as Ignatian leaders at Santo Inácio School (Colégio Santo Inácio), in Rio de Janeiro. The considered area of interest arose from the fact that the researcher works in the management of the Santo Inácio School, which then became the field of research. Aiming at the research objective, the following materials were considered: semi-structured interviews with employees of the institution who hold management positions, direct observation and documentary analysis. For the analysis of the role of the leader within an institution, the theoretical framework used was Charan (2008), Charan and Conaty (2011) and Boyatzis and Mckee (2002, apud CABRAL et al. 2007). It was verified the importance of deepening the role of the leader as disseminator of the organizational culture, having as theoretical framework Schein (2009). In order to analyze the characteristics of the Ignatian leadership, the theoretical framework used was Metts (1997), Nicolàs (2017), Companhia de Jesus (1989) and Jesuit Education Network (2016). During the development of this work, certain characteristics that distinguish the way of exercising leadership in the school were verified from the chosen dataset. Among them, Respect, Care, and the Magis stand out. The Magis carries one of the main aspects disseminated and experienced by Saint Ignatius of Loyola, an incessant search for being more and better, so that this contributes to the construction of the entire educational community. Therefore, it has become perceptible how indispensable and present within the Santo Inácio School are the teachings left by the founder of the Society of Jesus, Ignatius of Loyola, which, still today, are denominated as the way of proceeding of the Jesuit Educational Communities. These teachings characterize the organizational culture of the School, with Ignatian leaders being responsible for disseminating it on their work routine. One of the most important aspects highlighted by these leaders is the professional training they receive from the Institution, where they learn the ways to become Ignatian leaders. As Ignatian leaders, in the incessant search for the Magis, they identify that it is necessary to create more continuous means for the professional formation and for the evaluation process of these professionals.;
Palavras-chave Liderança; Liderança Inaciana; Cultura Organizacional; Leadership; Ignatian Leadership; Organizational Culture;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-04-29;
Agência de fomento Colégio Santo Inácio;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8878;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística