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Estágio supervisionado nas Licenciaturas: sentidos produzidos nos painéis dos ENDIPES (2006-2016)

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metadataTrad.dc.contributor.author Silva, Regina Celia de Morais Alves;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0641533668143648;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Dal’Igna, Maria Cláudia;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9564879599544686;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Estágio supervisionado nas Licenciaturas: sentidos produzidos nos painéis dos ENDIPES (2006-2016);
metadataTrad.dc.description.resumo Esta pesquisa tem como objetivo identificar, descrever e analisar os sentidos produzidos sobre o Estágio Supervisionado nos Encontros Nacionais de Didática e Prática de Ensino (ENDIPEs), nas edições de 2006 a 2016, bem como examinar as implicações de tais sentidos na constituição da docência. O corpus empírico é composto por 131 artigos apresentados em painéis do ENDIPE, e que têm no título o termo “estágio”. O processo investigativo se orienta pela abordagem pós-estruturalista e, para a análise dos materiais, foram utilizados alguns conceitos de Michel Foucault, tais como: discurso, verdade e sujeito, para argumentar que aquilo que diz sobre estágio e a constituição da docência não é algo dado, mas sim construído. Os resultados alcançados permitiram mostrar o estágio enquanto conjunto de técnicas, associando-o à racionalidade técnica, bem como instrumentalizador da práxis associando-o à abordagem crítica. Foi possível identificar que o estágio, na perspectiva da racionalidade técnica, assume uma dimensão instrumental. Desde esta perspectiva se constitui o professor técnico, que será tão bom quanto mais eficientemente dominar as técnicas, produzindo uma docência como sinônimo de eficiência e controle. De outro modo, o estágio enquanto instrumentalizador da práxis traz uma espécie de vocabulário, palavras que apontam para uma rede discursiva: associação entre teoria e prática, prática investigativa, professor reflexivo e identidade docente. Estes sentidos movimentam-se para a constituição de um tipo de docência que aponta para o docente como intelectual crítico que investiga e problematiza a própria prática, que é capaz de construir conhecimento sobre a profissão docente para superar os desafios, o que contribuiu para produzir uma docência como sinônimo de reflexão e salvação.;
metadataTrad.dc.description.abstract This research aims to identify, describe and analyze the senses produced about Teacher’s Supervised Internship in the National Meetings of Didactics and Practice of Teaching (ENDIPEs) in the editions from 2006 to 2016. Also, this research aims to examine the implications of such senses in the constitution of teaching. The empirical corpus is composed of 131 articles presented in panels at ENDIPE which have in the title the term “internship”. The research process is guided by the poststructuralist approach. In the analysis of the corpus some concepts of Michel Foucault such as speech, truth and subject were used in order to argue that what is said about the Teacher’s Supervised Internship and the constitution of teaching is not something given, but rather built. The results achieved allowed us to show the Teacher's Supervised Internship as a set of techniques associating the internship with the technical rationality. It is also possible to show the internship as instrumentalizer of the praxis associating the internship to the critical approach. It was possible to identify that the internship in the perspective of technical rationality assumes an instrumental dimension. From this perspective the technical teacher is constituted. This technical teacher is going to be as good as most efficiently mastering techniques, producing a teaching as synonymous of efficiency and control. Otherwise, the Teacher's Supervised Internship as an instrumentalizer of praxis brings a kind of vocabulary, words that point to a discursive network: association between theory and practice, investigative practice, reflexive teacher, and teacher identity. These senses move towards the constitution of a type of teaching that points to the teacher as a critical intellectual who investigates and problematizes his/her own practice; who is able to build knowledge about the teaching profession to overcome the challenges which contributed to produce a teaching as synonymous of reflection and salvation.;
metadataTrad.dc.subject Estágio; Docência; Formação de Professores; ENDIPE; Internship; Teaching; Teacher training; ENDIPE;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-04-22;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8944;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


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