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A implementação de ações práticas a partir das capacitações ofertadas pela parceria entre SESCOOP/RS e DGRV

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metadataTrad.dc.contributor.author Ludwig, Diene Azeredo Barbosa;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/7716945857226483;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Coutinho, Josefina Maria Fonseca;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2666628808984953;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title A implementação de ações práticas a partir das capacitações ofertadas pela parceria entre SESCOOP/RS e DGRV;
metadataTrad.dc.description.resumo O poder que advém do espírito cooperativo, no sentido de ligar pessoas com um mesmo objetivo, consolidou uma parceria entre os países Brasil e Alemanha. Considerando uma oportunidade de cooperação, essa união resultou na elaboração de um programa de capacitações, com o intuito de modernizar a gestão das cooperativas gaúchas do ramo agropecuário, por meio da retenção do conhecimento. Nesse sentido, foi ofertada uma variedade de treinamentos, com vistas a qualificar os profissionais das cooperativas para que estivessem aptos ao desempenho de suas atividades, de modo que essa nova postura resultasse em ganho de produtividade para a organização. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi o estudo de caso qualitativo e descritivo, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas e documentos. Logo, esta dissertação tem o objetivo de analisar se houve um real aproveitamento dessas capacitações, no sentido de verificar se o conhecimento foi colocado nas práticas do dia a dia das cooperativas. Sendo assim, verificou-se que a cooperativa utilizou os conhecimentos adquiridos na capacitação recebida por meio do convênio de cooperação entre Sescoop/RS e DGRV e estes resultaram em implementação de ações práticas pela Cooperativa Piá nos seus processos de controle na área de auditoria interna, já auferindo ganhos no processo de gestão.;
metadataTrad.dc.description.abstract The power that comes from the cooperative spirit, in the sense of connecting people with the same purpose, has consolidated a partnership between Brazil and Germany. Considering an opportunity for cooperation, this union resulted in the elaboration of a training program, with the intention of modernizing the management of Rio Grande do Sul cooperatives in the farming field, through the retention of knowledge. In this sense, a great variety of training courses were offered to qualify the cooperative professionals to be able to perform their activities, so that this new posture would result in productivity gains for the organization. The methodology used for the development of the work was the qualitative and descriptive case study, whose data were collected through interviews and documents. So, this dissertation aims to analyze if there was a real use of these skills, in order to verify if the knowledge was placed in the daily practices of the cooperatives. Thus, it was found that the cooperative used the knowledge acquired in the training received through the cooperation agreement between Sescoop / RS and DGRV and it resulted in the implementation of practical actions by Cooperative Piá in its control processes in the area of internal audit, already earning gains in the management process.;
metadataTrad.dc.subject Cooperativismo; Brasil; Alemanha; Parceria; Conhecimento; Cooperativism; Brazil; Germany; Partnership; Knowledge;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-07-09;
metadataTrad.dc.description.sponsorship UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8983;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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