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A supervisão escolar em um contexto de empresariamento da e na educação

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Autor Pereira, Angelita Carla Alves;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1272623186800909;
Orientador Ghisleni, Ana Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6448185346010413;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A supervisão escolar em um contexto de empresariamento da e na educação;
Resumo A presente dissertação de Mestrado Profissional em Gestão Educacional tem como título “A Supervisão Escolar em um Contexto de Empresariamento da e na Educação”. O objetivo deste estudo é analisar as possibilidades do trabalho pedagógico da supervisão escolar no contexto de adesão institucional ao Sistema Aprende Brasil (S.A.B) no que tange à normatização e à regulação do trabalho. Os conceitos como Estado-Nação, Regulação, Regulamentação, Historicidade da profissão do Supervisor escolar, Dialogicidade e Reflexão da prática pedagógica fazem parte do referencial teórico que nos dá sustentação acadêmica ao propósito apresentado. As metodologias utilizadas para alcançarmos os dados necessários para a elaboração desta dissertação foram: Análise Documental, Rodas de Diálogo, Diário de Registros e Análise Textual Discursiva. O município de Gravataí, na pessoa da administração pública, de fato, colocou em prática o que vimos sobre a reconfiguração do papel do Estado e da gestão pública em todas as suas esferas. Usufruindo das regulações e regulamentações do campo educacional se firmando e justificando, a partir dos instrumentos de regulação e avaliação, o município implantou o Sistema Aprende Brasil - Positivo para “solucionar” a crise da qualidade da educação e de seus processos diante dos índices do IDEB. Com a análise realizada foi possível identificar que: o conteúdo e o material se transformam no centro do processo de ensino aprendizagem; a autonomia e a produção de conhecimento que, até então, era o objeto de reflexão e análise do trabalho do professor, passa a ser desconsiderado; a autonomia profissional do docente se resume o pouco que restou da metodologia, a qual é direcionada pelo próprio material, o que redunda em desqualificação e desvalorização das políticas pedagógicas, que são a base da formação inicial e continuada dos professores. Desta maneira, o conteúdo se torna o centro do processo e o engessamento das aulas, ao se reduzir ao uso apenas do material. Como possibilidade de intervenção, a pesquisa visou proporcionar encontros mensais nos espaços escolares onde, através do diálogo e reflexão da prática entre colegas de series paralelas ou inter-séries, sejam trocadas experiências e, inclusive, materiais. Também, revisitar critérios e verificar a que passo está o trabalho de cada professor, que está planejando sua atuação, mesmo que em cumprimento ao programa do S.A.B, possibilitando a manutenção e a valorização deste profissional sobre o conteúdo e o programa. Ademais, realizar parcerias com centros acadêmicos ou colegas da rede que estão em produção científica, configuram-se como possibilidades interessantes de intercâmbios.;
Abstract The present dissertation of Professional Masters in Educational Management has as its title School Supervision in a context of entrepreneurship and Education. The objective of this work is to analyze the possibilities of the pedagogical work of school supervision in the context of institutional adherence to the Learn Brazil System in relation to regulation and regulation of work. Concepts such as Nation-State, Regulation, Regulation, the Historicity of the School Supervisor's profession, Dialogicity and Reflection of pedagogical practice are part of the theoretical framework that gives us academic support for the purpose presented. The methodologies used to reach the data needed for the elaboration of this dissertation were: Documentary Analysis, Dialogue Wheels, Journal of Records and Discursive Textual Analysis After the study and the analyzes carried out we conclude that the public administration has, in fact, put into practice what we have seen about the reconfiguration of the role of the State, of public management in all its spheres. Taking advantage of the regulations and regulations of the educational field, establishing and justifying, based on the instruments of regulation and evaluation, the municipality implemented the Aprende Brasil - Positivo System to “solve” the crisis of the quality of education and its processes in view of IDEB indexes. With the analysis performed it was possible to identify that: the content and the material become the center of the teaching-learning process; the autonomy and the production of knowledge that, until then, was the object of reflection and analysis of the teacher's work, becomes disregarded; the teacher's professional autonomy comes down to the little that is left of the methodology, which is directed by the material itself, results in disqualification and devaluation of the pedagogical policies, which are the basis of the teachers' initial and continuing education. In this way, the content becomes the center of the process and the plaster of the classes, reducing itself to the use of the material only. As a possibility of intervention, the research aimed to provide monthly meetings in school spaces where, through dialogue and reflection of the practice between colleagues of parallel or inter-grade series, experiences are exchanged and even material. Also, revisit criteria and check at what step is the work of each teacher, who is planning their performance, even in compliance with the program S.A.B, enabling the maintenance and appreciation of this professional about the content and the program. Moreover, partnering with academic centers or network colleagues who are in scientific production are interesting possibilities for exchanges.;
Palavras-chave Sistemas de Ensino; Gestão da Educação Básica; Supervisão Escolar; Parcerias Público-Privadas; Education Systems; Management of Basic Education; School Supervision; Public-Private Partnerships;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-08-23;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9019;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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