RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A Gestão do conhecimento no processo de expansão de cursos pré-vestibulares : estudo de caso do curso Fleming Medicina

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Santos, Betover Godinho dos;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/9453998101859447;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Jacobus, Artur Eugênio;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/3554354139881137;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title A Gestão do conhecimento no processo de expansão de cursos pré-vestibulares : estudo de caso do curso Fleming Medicina;
metadataTrad.dc.description.resumo Este trabalho discorre sobre a construção de uma matriz pedagógica, baseada nos processos de Gestão do Conhecimento, tendo como perspectiva a expansão de mercado de um curso pré-vestibular focado no ingresso em cursos de Medicina. O tema escolhido encontra uma significativa carência de atenção tanto no campo da educação como na administração. Como metodologia, optou-se por um estudo qualitativo, utilizando como estratégia de pesquisa um estudo de caso único, realizado em um curso livre – pré-vestibular – de preparação para Medicina, no Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas com os principais gestores e com professores da organização. A partir da análise de dados, estruturaram-se os resultados em duas fases: (a) apresentação das características e desafios da organização, explorando seus desafios e perspectivas; e (b) proposição de uma matriz pedagógica, estruturada a partir do estudo realizado. Verificou-se que a instituição tem necessidade de aperfeiçoar seus processos de criação, armazenamento, compartilhamento e aplicação de conhecimento, especialmente considerando seu processo de expansão. A análise dos dados conduziu à conclusão de que falta à organização um plano orientador com premissas básicas para a implementação do projeto do Fleming Medicina nas novas unidades e nas sedes já existentes. Dessa forma, propôs-se uma matriz pedagógica que atendesse ao aperfeiçoamento da gestão pedagógica e da gestão do conhecimento, como ferramenta para o processo de expansão da organização.;
metadataTrad.dc.description.abstract This study discusses the construction of a pedagogical matrix, based on the Knowledge Management (KM) processes, with the perspective of market expansion in a pre-university preparation course focused on aprroval at medical schools. The chosen theme finds a significant lack of attention, both in the field of education and administration. As methodology, we opted for a qualitative study, using as research strategy a single case study, conducted in a pre-university preparation course for medicine in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The data were collected through document analysis and semi-structured interviews with the main managers and teachers of the organization. From the data analysis, the results were structured in two phases: (a) presentation of the organization's characteristics and challenges, exploring its challenges and perspectives; and (b) proposition of a pedagogical matrix, structured from the study. It was found that the institution needs to improve its knowledge creation, storage, sharing and application processes, especially considering its expansion process. The analysis of the data led to the conclusion that the organization lacks a guiding plan with basic premises for the implementation of the Fleming Medicina project in the new units and existing headquarters. Thus, a pedagogical matrix was proposed that would improve the pedagogical management and knowledge management, as a tool for the process of expansion of the organization.;
metadataTrad.dc.subject Gestão do Conhecimento; Gestão Educacional; Projeto Político-Pedagógico; Cursos Pré-Vestibular; Knowledge Management; Educational Management; Political-Pedagogical Project; Pre-university Courses;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-09-23;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9020;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics