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Uma abordagem formativa da avaliação diagnóstica em uma escola da rede jesuíta de educação

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Autor Assis, Sandra Maria de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3013938300012094;
Orientador Costa, Daianny Madalena;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7960706094337238;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Uma abordagem formativa da avaliação diagnóstica em uma escola da rede jesuíta de educação;
Resumo O estudo proposto teve como objetivo central analisar pontos passíveis de melhoria da avaliação diagnóstica em uma escola da Rede Jesuíta de educação, contribuindo para que esta se realize na perspectiva de uma avaliação formativa. Tomou-se como locus o Colégio Loyola, escola particular da educação básica, localizado em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Na perspectiva de atender ao objetivo proposto, orientou-se pela seguinte questão de pesquisa: as práticas de intervenções realizadas no Colégio Loyola a partir da avaliação diagnóstica estão a serviço de uma avaliação formativa? A pesquisa teve uma abordagem de caráter qualitativo, na perspectiva de Pesquisa Participante, uma vez que envolveu a própria pesquisadora em seu trabalho como assessora/professora e seus colegas com as mesmas funções em rodas de diálogo, para discussão e coletas de dados e na produção de cartas pedagógicas. Para a interpretação dos dados foram utilizados os princípios da análise textual discursiva. Os aportes teóricos principais tiveram como base os estudos de Guba Lincoln, Domingos Fernandes, Jussara Hoffmann, Charles Hadji, Michel Barlow e Philippe Perrenoud. A pesquisa evidenciou que a importância da avaliação diagnóstica como meio promotor da aprendizagem, seu caráter de acompanhamento e ajuste frequente do processo de ensino e de aprendizagem, que leva a uma avaliação formativa, está em segundo plano na gestão desta avaliação no Colégio Loyola. Também resulta da experiência desta pesquisa, escrita de Cartas Pedagógicas como instrumento de devolução das discussões das rodas de diálogo e de proposição de intervenção.;
Abstract This study had as main objective the analysis of points that could be improved in the diagnostic assessment in a Jesuit Education School, contributing for it to take place in the perspective of a formative evaluation. Colégio Loyola was taken as locus, a private middle and high school, located in Belo Horizonte, in the state of Minas Gerais. In order to meet the proposed objective, this investigation was guided by the following research question: are the practices of interventions implemented at Colégio Loyola based on diagnostic assessment serving a formative evaluation? The research had a qualitative approach from the perspective of Participatory Research, since it involved the researcher herself in her work as an advisor/teacher and her colleagues in the same position, in dialogue circles for discussion, data collection and in the teaching letters. For the interpretation of the data, the principles of discursive textual analysis were used. The main theoretical contributions were based on the studies of Guba; Lincoln, Domingos Fernandes, Jussara Hoffmann, Charles Hadji, Michel Barlow and Philippe Perrenoud. The research showed that importance of diagnostic assessment as a means of promoting learning, its follow-up and frequent adjustment of the teaching and learning process that leads to a formative evaluation is in the background in the management of this evaluation at Colégio Loyola. It also results from the experience of this study the writing of Teaching Letters as na instrument to bring back the discussions from the dialogue circles and the proposal of intervention.;
Palavras-chave Avaliação; Avaliação diagnóstica; Avaliação formativa; Ensino e aprendizagem; Cartas pedagógicas; Evaluation; Diagnostic assessment; Formative assessment; Teaching and learning; Teaching letters;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-03-26;
Agência de fomento RJE- Rede Jesuíta de Educação;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9184;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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