RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Professores iniciantes nos anos iniciais do ensino fundamental e a constituição de uma docência engajada

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Bahia, Sabrine Borges de Mello Hetti;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/3962817734172406;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Fabris, Elí Terezinha Henn;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2961121430255733;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Professores iniciantes nos anos iniciais do ensino fundamental e a constituição de uma docência engajada;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta dissertação apresenta a análise dos processos envolvidos na constituição da docência do professor iniciante que atua nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF). O trabalho procura responder o seguinte questionamento: como se constitui a docência dos professores iniciantes que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas escolas públicas municipais de São Leopoldo (RS)? Na articulação dos estudos sobre formação de professores, estudos foucaultianos e estudos sobre a docência contemporânea, a partir de uma perspectiva não metafísica, buscou-se compreender a inserção na carreira docente dos professores iniciantes. Os materiais analisados foram selecionados a partir de questionários on-line (Google Forms) enviados a todos os professores iniciantes que estão em estágio probatório. Posteriormente, foi enviado um segundo questionário, com questões específicas para professores iniciantes que atuam nos AIEF, em articulação com documentos oficiais (Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica, 2015-2019) e reportagens da revista Nova Escola (2010-2019). As análises, realizadas por meio do conceito de “matriz de experiência” e alicerçadas em três eixos – poder, saber e ética –, permitiram problematizar algumas formas de ser docente específicas do início da carreira focadas nos processos de aprendizagem dos alunos, a partir de ressignificações do conceito de linguagem da aprendizagem, e mostrar possibilidades para pensar a constituição de uma docência engajada, constituída por: saberes da experiência, saberes escolares, saberes sobre a docência, saberes pedagógicos, saberes psicológicos, planejamento flexível a partir das necessidades, aprendizagem ao longo da vida, responsabilidade pedagógica, intencionalidade pedagógica, características da docência virtuosa, entendimento dicotomizado de teoria-prática, relação hierarquizada entre professores iniciantes e experientes, e valorização do trabalho coletivo. A docência engajada vivida por esses professores iniciantes, produzida na mesma racionalidade neoliberal contemporânea, mostra que é possível rupturas e outros modos de ser e exercer a docência, quando se configura um ethos formativo nas escolas e na rede de ensino, às quais essas escolas pertencem. Em síntese, é possível concluir que olhar para os três eixos da matriz de experiência possibilita não somente a análise dos processos formativos, mas também a proposição de práticas formativas para a formação inicial, a formação continuada e o exercício da docência nas escolas.;
metadataTrad.dc.description.abstract This thesis analyzes the processes involved in the constitution of the teaching practice of beginning teachers that work in the Early Grades of Elementary School. It tries to answer the following question: How has the teaching practice of beginning teachers that work in the Early Grades of Elementary School been constituted in public schools in the city of São Leopoldo (RS)? Through the articulation of studies on teacher education, Foucauldian studies and studies on contemporary teaching, from a non-metaphysic perspective, it attempts to understand the insertion of beginning teachers in the teaching profession. The analyzed materials were chosen from on-line questionnaires (Google Forms) sent to all the beginning teachers undergoing a professional internship. Later, a second questionnaire was sent to beginning teachers working in the Early Grades of Elementary School, in articulation with official documents (National Common Basis for Early and Continuing Education of Basic Education Teachers, 2015-2019), and reports from Nova Escola magazine (2020-2019). The analyses, carried out with the use of the concept of “matrix of experience” and grounded on three axes – power, knowledge, and ethics –, allowed us to problematize some specific ways of being a teacher at the beginning of the career focused on the students' learning processes, starting from reinterpretations of the concept of learning language, and show possibilities for thinking about the constitution of an "engaged teaching", consisting of: knowledge of experience, school knowledge, knowledge about teaching, pedagogical knowledge, psychological knowledge, flexible planning based on needs, lifelong learning, pedagogical responsibility, pedagogical intentionality, characteristics of virtuous teaching, dichotomized understanding of theory and practice, a hierarchical relationship between beginning and experienced teachers, and valorization of collective work. The engaged teaching experienced by these beginning teachers, produced in the same contemporary neoliberal rationality, shows that ruptures and other ways of being and exercising teaching are possible, when a formative ethos is configured in schools and in the education network, to which these schools belong. In summary, it is possible to conclude that looking at the three axes of the experience matrix allows not only the analysis of training processes, but also the proposition of training practices for initial teacher education, continuing training and teaching in schools.;
metadataTrad.dc.subject Professor Iniciante; Docência; Formação; Ensino Fundamental; Beginning teacher; Teaching; Education; Elementary School;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2020-03-11;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9195;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics