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Políticas educacionais e o combate à pobreza: uma análise sobre o Programa Mulheres Mil

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Autor Medeiros, Aline Nunes da Cunha de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1086678516608040;
Orientador Corsetti, Berenice;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7405584392319464;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Políticas educacionais e o combate à pobreza: uma análise sobre o Programa Mulheres Mil;
Resumo O presente trabalho tem por objetivo analisar uma política pública no campo da educação profissional e tecnológica. Esta tese se propõe a analisar o Programa Mulheres Mil (PMM), que em 2014 foi incorporado ao PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Esse Programa foi criado pelo Governo Federal em 2011, com o fim de ampliar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira. O PMM apresenta proposta de cunho inclusivo, de gênero, voltada à elevação de escolaridade e à inserção no mercado de trabalho. Inicialmente foi desenvolvido como projeto piloto (2005-2010) e, a partir de 2011, transformado em um programa de abrangência nacional. Tal programa foi uma resposta do Brasil advinda da influência internacional no plano do combate à pobreza. O programa teve por meta fornecer formação profissional para mulheres a partir dos 16 anos, em situação de vulnerabilidade social, com a intenção de inseri-las no mundo do trabalho. A base teórica do estudo sustenta-se na concepção histórico-dialética. Na metodologia foi utilizado o estudo de caso de dois cursos do Programa Mulheres Mil do Instituto Federal-Sul-rio-grandense, no Campus Pelotas, Cartonageira à Mão e Recicladora de Resíduos Sólidos que se aliam aos princípios da economia solidária. Foram entrevistadas nove alunas e cinco gestores que participaram do programa. Esta escrita incluiu o contexto de formulação dos documentos a partir das recomendações dos organismos internacionais em torno do papel da mulher no combate à pobreza, do consenso político manifestado através das convenções e tratados em que o Brasil foi signatário, passando da leitura dos textos que produzem a política (Guia Metodológico do Programa Mulheres Mil, cartilha, resoluções, portarias, reportagens que vinculam discursos políticos, planos de governo, entre outros) à implementação da política e a sua ressignificação pelos institutos. As participantes dos dois cursos, colaboradoras neste estudo, conseguiram inserção no mundo do trabalho, todavia, a experiência em outros cursos e institutos mostram resultados diferentes. Os depoimentos das egressas sobre a participação nos cursos revelaram efeitos positivos de maior autonomia das mulheres em situações de vida, tanto no aspecto econômico como no emocional, além disso, redescobriram direitos e vivenciaram uma educação humana e cidadã. A experiência formativa despertou um movimento embrionário de concepção crítica, o qual pode levar à passagem do lumpemproletariado ao proletariado, constituindo uma consciência de classe, contribuindo para a transformação social.;
Abstract The present work aims to analyze a public policy in the field of professional and technological education. The purpose of this thesis is to analyze the PMM (Thousand Women Program), which was incorporated into PRONATEC (National Program for Access to Technical Education and Employment) in 2014. This Program was created by the Federal Government in 2011, in order to expand the offer of Professional and Technological Education courses, through programs, projects, and technical and financial assistance actions. The PMM presents a proposal of a gender-oriented inclusive nature, aimed at the increase of schooling and integration in the labor market. Initially, it was developed as a pilot project (2005-2010), and, as of 2011, transformed into a nationwide program. This program was a Brazil's response resulting from the international influence in the poverty reduction plan. The objective of the program was to provide vocational training for women aged 16 and over in situations of social vulnerability, with the intention of integrating them into the world of work. The theoretical basis of the study is based on the historical-dialectical conception. In the methodology, two case studies of courses of the Federal-Sul-rio-grandense Institute Thousand Women Program, Pelotas Campus – Cardboard Handmade Manufacturer and Recycling of Solid Waste –, were used, aligned with the principles of solidarity economy. Nine students and five managers who participated in the program were interviewed. This text includes the context of formulation of documents based on the recommendations of international organizations regarding the role of women in the fight against poverty, and the political agreement expressed through the conventions and treaties to which Brazil was a signatory, going from the reading of the texts that produce the policy (Methodological Guide of the Thousand Women Program, primer, resolutions, decrees, articles that bring political discourses, government plans, among others), to the implementation of the policy and its resignification by the institutes. The participants of the two courses, collaborators in this study, were able to integrate the world of work. However, experiences in other courses and institutes show different results. The testimonies of the alumnae on the participation in the courses revealed positive effects concerning greater autonomy of women in life situations, both in economic and emotional aspects. In addition, these women rediscovered rights and experienced a human and citizen education. The training experience has aroused an embryonic movement of critical conception which can lead to the transition from lumpenproletariat to proletariat, constituting a class consciousness and contributing to social transformation.;
Palavras-chave Políticas educacionais; Programa Mulheres Mil; Pobreza; Autonomia; Empoderamento; Cidadania; Educational policies; Thousand Women Program; Poverty; Autonomy; Empowerment; Citizenship;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2019-03-27;
Agência de fomento IFSUL - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9242;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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