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Os processos de gestão escolar e suas interações com a comunidade de Nova Boa Vista: interrelações espaços e escola

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Autor Thums, Angela;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6457299965195425;
Orientador Fritsch, Rosangela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5203131170203547;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Os processos de gestão escolar e suas interações com a comunidade de Nova Boa Vista: interrelações espaços e escola;
Resumo A temática dessa tese está situada no campo da gestão escolar. O seu objeto de investigação é a gestão escolar nas interações com a cidade, com a comunidade e com os moradores. O objetivo principal da tese é compreender as experiências e as práticas de gestão escolar das escolas dasredes municipal e estadual a partir das dinâmicas einterações estabelecidas com a cidade, com as linhas e com os moradores do município de Nova Boa Vista. A escolha é a matriz epistemológica da etnografia. Como estratégias para a produção de dados foram utilizadas entrevistas não dirigidas, visitas informais, observação participante, registro fotográfico, análise de documentos, com destaque para o diário de campo. O campo empírico da pesquisa, são a cidade, as linhas, os moradores e as duas escolas do Município de Nova Boa Vista/RS. Os achados vão aparecendo como um espiral, agregando resultados da cidade, das linhas, dos moradores, e estabelecendo conexões com o contexto das escolas. Os “achados” da pesquisa se dão nos contextos macro e micro. No contextomacro, as novas relações sociais estabelecidas com o trabalho, a adaptabilidadeea flexibilização da jornada de trabalho, o êxodo do jovem do campo para a cidade; as interações com a propriedade, do privado para o público, as novas relações empresariais comoparceiros e comocolaboradores, a terceirizaçãodo trabalho e a nucleação das escolas.No contexto micro o fortalecimento da culturaorganizacional das escolas, o deslocamento das crianças para a cidadeimpactando no esvaziamento e enfraquecimento daslinhas e das comunidades,e osvínculos com a comunidadee a escola.Estabelecendorelaçõescom o contexto histórico da imigração e colonização alemã, bem como, as conexões com o contexto da cidade, das linhas, dos moradores e das escolas, entrelaçados pela tradição, pela cultura, pela identidade e pelo sentido de pertencimento a uma comunidade.Portanto, agestão escolar nas escolas estadual e municipal assume formas de participação nas decisões de colaboração de compartilhamento que estão imbricadas com a vida dos moradores, suas memórias e suas práticas.As escolas são construídas coletiva e historicamente por seus moradores dentro do contexto cultural e social ao qual pertencem e suas vivências, experiências e práticas estão vinculadas ao contexto cultural e histórico da comunidade, estabelecendo relações com o lugar, relações de cooperação, de voluntariado e de pertencimento a uma comunidade.;
Abstract The theme of this thesis is within the field of school management.Theobject of investigation is the interaction of school management with the city, the community,and the residents.The main focus of the thesis is to understand the experiences and practices of school management within the municipal and state school system which stem from the dynamics and interactions established with the communities of Nova Boa Vista/RS.The method chosenfor theanalyses is the ethnography.The strategies for datacollectionused were:non-directed interviews, informal visits, observation of participants, photographic record, and document analysis, with emphasis on campus diary.The empirical field for the research is comprised of thecity, the interiorcommunities, the residents and the two schools in the municipality of Nova Boa Vista/RS.The resultsappear as a spiral, aggregating results from the city, the interior communities, the residents, as well asestablishing connections with the context of the schools.In the macro context, it is possible to identify the new social relationships that people establish with work, the adaptability and flexibility of the workday; the linkage with property; new business relationships through partnerships and collaboration, outsourcing of work and the nucleation of schools.In the micro context, it is possible to determine how the organizational culture of the schools is strengthened as well as the impact the displacement of children from the interior to the city has on communities which, in turn, become weaker. One can also define the bonds that people develop with the community and the school. In addition, it was also observed that the community establishes and nurtures strong links with the historical context of German immigration and colonization. Therefore, the school management in the stateand municipal educational system takes on a style of participation and collaboration. Decisions are interconnected with the lives, memories, and practices of the community. The schools are built collectively by the residents within the cultural and socialcontext according to their individual experiences and practices which, in turn, are linked to the cultural and historical context of the community. As a result, establishes not only a spirit of cooperation and volunteerism but also a sense of belonging tothe place and the community.;
Palavras-chave Gestão escolar; Etnografia; Comunidade; Imigração; Cultura; School management; Ethnography; Community; Immigration; Culture;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-04-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9243;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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