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ProUni: possibilidades e desafios para a emancipação de bolsistas no atual contexto do mundo do trabalho

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Autor Guimarães, Antônio Ademar;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2234171914493772;
Orientador Adams, Telmo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7293725605745367;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título ProUni: possibilidades e desafios para a emancipação de bolsistas no atual contexto do mundo do trabalho;
Resumo O tema apresentado nesta tese está relacionado à emancipação de bolsistas do Prouni no atual contexto do mundo do trabalho. A pergunta orientadora questionou se o vínculo de estudantes ao Ensino Superior possibilitado pelo Prouni tem contribuído para a sua emancipação social e a relação com o mundo do trabalho. Como objetivo geral, a pesquisa se propôs estudar a caminhada educacional de jovens prounistas para identificar e analisar as influências de um curso superior na sua emancipação social e preparação para o mundo do trabalho. O processo de investigação foi organizado em quatro eixos com base teórica em alguns autores referenciais: Educação emancipadora (FREIRE,1979, 1996, 2005, 2015; THIOLLENT, 2006); Políticas Públicas e o Prouni (HARVEY, 2008; TELLO, 2008, 2011, 2012; TEODORO, 2008, 2011); ethos que faz uso dos estudos e conceitos de Dussel (1979) e Paulo Freire (2015); e o trabalho (MARX, 2012; FRIGOTTO, 1999) e ANTUNES, 2009). Os sujeitos da pesquisa foram alunos vinculados ao PROUNI, matriculados em uma IES na região metropolitana de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa qualitativa de cunho participativo apoiou-se em elementos aportados por Orlando Fals Borda (2006), Brandão (2006) e Streck (2006). A técnica de produção de dados priorizou as Rodas de Conversas, tendo como base os círculos de cultura de Paulo Freire (2005), por meio de oito encontros e um seminário de socialização, que geraram um total de 25 horas de áudios. Para o processo de interpretação utilizouse a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Como resultado, destaca-se que os alunos estão realizando o seu sonho de cursarem o Ensino Superior, graças à Bolsa Integral do Prouni. Frente às exigências do cotidiano, como instabilidade financeira e de moradia, cansaço, o apoio da família tem sido fundamental para que possam dar conta dos desafios e sigam estudando. Conforme destacado pelos estudantes, o que garante sua efetividade na IES pesquisada, impedindo sua evasão, foram as ações de apoio implementadas por meio da oferta de um programa de extensão chamado Percurso Clínico: Teoria e Prática. Este funciona como uma incubadora de projetos, onde os alunos apresentam os seus temas e propostas e recebem apoio para se inserirem no campo de trabalho. Conclui-se, por fim, que o Prouni, como política pública, em que pese seu alcance limitado em relação à universalização do ensino superior, tem cumprido em parte seu papel, contribuindo para a emancipação social de estudantes que a ele conseguiram acessar.;
Abstract The theme presented in this thesis is related to the emancipation of Prouni scholarship holders in the current context of the labor market. The leading question inquired if the link of students to Higher Education enabled by Prouni has contributed to their social emancipation and the relation to the labor market. As the main goal, the research aimed at studying the educational path of Prouni young people to identify and analyze the influence of a Higher Education in their social emancipation and preparation to the labor market. The investigation process was organized in four axes based on the theory of some referential authors: Emancipating education (FREIRE,1979, 1996, 2005, 2015; THIOLLENT, 2006); Public policies and Prouni (HARVEY, 2008; TELLO, 2008, 2011, 2012; TEODORO, 2008, 2011); ethos that makes use of the studies and concepts of Dussel (1979) and Paulo Freire (2015); and the work (MARX, 2012; FRIGOTTO, 1999 and ANTUNES, 2009). The individuals of the research were students linked to Prouni, enrolled in an IES in the metropolitan region of Porto Alegre, capital of Rio Grande do Sul State. The qualitative research of participative nature relied on elements provided by Orlando Fals Borda (2006), Brandão (2006) and Streck (2006). The technique of data production prioritized the Circles of Chatting based on the circles of culture from Paulo Freire (2005), through eight meetings and a socialization seminar, which generated a total of 25 hours of audios. As for the interpretation of data, the content analyses (BARDIN, 1977) was used. As result, we highlight that the students are carrying out their dream of attending a Higher Education due to a full scholarship from Prouni. In the face of the daily life demands, such as financial and housing instability, and tiredness, the support from their families has been fundamental, so that they can keep up with the challenges and continue studying. According to what was highlighted by the students, the support actions implemented through the offer of an extension program called Clinical Path: Theory and Practice, is what guarantees their effectiveness in the IES researched, preventing their evasion. This extension program works as a project incubator where the students present their themes and proposals, and receive support to enter into the work field. In conclusion, it is possible to assert that Prouni, as public policy, despite its limited outreach regarding the universalization of Higher Education, has partially accomplished its role contributing to the social emancipation of students who were able to access it.;
Palavras-chave Prouni; Emancipação; Políticas públicas; Ethos; Trabalho; Prouni; Emancipation; Public policies; Ethos; Work;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-03-17;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9244;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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