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A qualidade da educação na relação entre o IDEB e a gestão educacional: efeitos, limites e possibilidades

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Autor Audino, Janaina Franciscatto;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9139113299005022;
Orientador Fritsch, Rosângela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5203131170203547;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A qualidade da educação na relação entre o IDEB e a gestão educacional: efeitos, limites e possibilidades;
Resumo Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender a relação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) com a gestão educacional e os efeitos na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul/RS. Configura-se como um estudo de caso qualitativo com procedimentos de coleta de dados secundários, tanto qualitativos como quantitativos, no Censo Escolar (2018) e no Questionário Diretor Prova Brasil (2015). A estruturação teórica segue os princípios do Pensamento Complexo, proposto por Edgar Morin, diálogo que ganha primazia e torna-se o fio condutor desta tese. A fundamentação teórica desdobra-se em três temáticas: 1) qualidade da educação; 2) gestão educacional e 3) política de avaliação externa. Traz, com propriedade, dados da rede estadual do RS, que permitem confirmar a tese de que o IDEB é um indicador importante para a gestão educacional, pois reúne dois componentes: o fluxo escolar e a proficiência dos alunos que servem como balizadores do processo de ensino e de aprendizagem e, juntos, indicam um determinado nível de qualidade ofertada. No entanto, o IDEB isolado constitui uma das partes, mas não representa o todo da qualidade da educação, pois carece da complementaridade de outros indicadores também importantes para mensurá-la. Os achados apontam que a qualidade da educação na rede estadual do RS, medida pelo IDEB e outros indicadores analisados, é baixa, demonstrando que, no período de 2007 a 2017, os resultados educacionais estão estagnados, o que pode estar associado às formas de gestão. Destaca-se a opção de abrir um espaço de diálogo com o leitor sobre a importância da relação da gestão educacional com os resultados do IDEB, apontando a necessidade de complementar outros indicadores na aferição da qualidade da educação. Conclui como efeitos, os resultados educacionais obtidos; como limites, a necessidade da incorporação de outros indicadores e como possibilidades, a (inter)relação entre os resultados e a gestão educacional. A contextualização da rede estadual do RS aponta para uma gestão enfraquecida nos aspectos de organização, infraestrutura, serviços básicos, recursos financeiros, recursos humanos e recursos pedagógicos. Esses indícios demonstram uma determinada situação em relação à gestão educacional nessa rede que precisam ser considerados na aferição da qualidade. Os dados analisados permitem concluir que existe uma carência no tratamento dos mesmos, tanto no 8 âmbito da gestão educacional como na gestão escolar, o que significa que os gestores reproduzem o mesmo do mesmo, em um processo ad infinitum, (re)produzindo os mesmos resultados no período entre 2007 a 2017. A análise dos resultados do IDEB, descritas a partir de cada um de seus componentes, revela que a realidade educacional no RS é mais complexa do que os indicadores tratados neste estudo. Por fim, a tese aponta a existência de um problema de gestão pública, indicando, também, os limites da pesquisa com alguns questionamentos para novos estudos.;
Abstract The main goal of this research is to understand the relation between the Development Index of Elementary School (IDEB) and educational management and its effects on the state school system in Rio Grande do Sul. It is a case study with secondary data processed, both qualitative and quantitative, in the Censo Escolar 2018 (School Census) and in the Questionário Prova Brasil - School Principal (2015). The theoretical structure follows the principles of Complex Thinking proposed by Edgar Morin, which becomes the common thread of this thesis.The theoretical foundation is compiled into three aspects: 1) quality of education; 2) educational management 3) external evaluation policy. Also it brings the informations from the state of RS, which allow confirming the thesis that IDEB is an important indicator for educational management, because it puts together two components: the school flow and the proficiency of students who serve the reference parameter of the education teaching and learning and, all these indicators collected can indicate a certain level of quality offered.However, IDEB itself is one of the parts, but it does not represent the whole of the quality of education, as it lacks the complementarity of other indicators, which are also important to measure it.The findings indicate that the quality of education in the state of Rio Grande do Sul measured by IDEB and some others references analyzed is low, demonstrating that, in the period from 2007 to 2017, educational results are stagnant, which may be associated with forms of management. We emphasize the possibility of opening a place for dialogue about the importance of the relationship between educational management and IDEB results, pointing out the need to complement other indicators in measurement of the quality of education. It concludes as effects, the educational results obtained; as limits, the need to incorporate other indicators and as possibilities, the (inter) relationship between results and educational management. The contextualization of the state network of RS points to a weakened management in the aspects of organization, infrastructure, basic services, financial resources, human resources and pedagogical resources. These indications demonstrate a situation in relation to educational management in this network and need to be considered when measuring quality. The processed data allow to conclude that there is a lack in the analysis of them, both in the scope of educational management and in the school management, which means that the managers reproduce the same of the same ad infinitum, process (re) 10 producing the same results in the period between 2007 to 2017. The analysis of the IDEB results, described from each of its components, exposes that the educational reality in RS is more complex than the indicators analyzed in this research. Finally, the thesis argues to the existence of a public management problem, also indicating the limits of the research and adding some questions for new studies.;
Palavras-chave IDEB; Gestão educacional; Qualidade da educação; IDEB; Educational management; Quality of education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-03-27;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9248;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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