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Docências em escolas de fronteira: diferenças, silenciamentos e possibilidades de pedagogias interculturais

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Autor Oliveira, Joelma Fernandes de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7356907353090861;
Orientador Fabris, Elí Terezinha Henn;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2961121430255733;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Docências em escolas de fronteira: diferenças, silenciamentos e possibilidades de pedagogias interculturais;
Resumo Esta Tese apresenta uma análise sobre docências em Escolas de Fronteira, no estado de Roraima. Os objetivos foram: a) pesquisar como se apresentam as docências em uma Escola de Fronteira, verificando as práticas pedagógicas e as relações culturais que se estabelecem nesse espaço; b) conhecer as práticas pedagógicas que circulam nessa Escola de Fronteira; e c) analisar o currículo da escola estudada em razão da localização ser uma região fronteiriça (Brasil/Venezuela). A abordagem teórico-metodológica foi qualitativa, com uso de observações registradas em Diário de Campo, e com utilização de entrevistas, a partir de roteiro semiestruturado, com 2 (duas) coordenadoras pedagógicas e 8 (oito) professores de diferentes áreas de conhecimento. No que diz respeito à metodologia de análise dos materiais, foi realizada uma análise de conteúdo, a fim de analisar o material empírico produzido na pesquisa. Os resultados mostram que, na Escola de Fronteira observada, são identificadas, por um lado, docências que percebem as diferenças culturais como especificidades a serem consideradas para o desenvolvimento do ensino e das aprendizagens na escola; e, por outro lado, docências que realizam ações que fomentam a invisibilidade de alguns sujeitos daquele espaço, principalmente os não brasileiros. Assim, ao finalizar esta investigação, foi possível defender a seguinte tese: as Escolas de Fronteira são espaços de amplas, diferenciadas, múltiplas e complexas relações culturais. Quando as docências agenciam possibilidades para o ensino e aprendizagem, há docências que consideram a diferença, e quando não procuram ver os problemas nem agenciar possibilidades de ensino e aprendizagem, há docências da invisibilidade, isto é, docências que interditam e não percebem o outro da diferença. Tudo isso leva à conclusão de que as docências contemporâneas, tanto na especificidade de uma Escola de Fronteira quanto na educação como um todo, se produzem nas relações com as diferenças, que se potencializam na relação com o Outro.;
Abstract This thesis presents a analysis about teaching in Border Schools, at the state of Roraima. The goals stood for: a) to research how are presented different kinds of teaching in this specific Border School, verifying pedagogical practices and cultural relations stablished within such a space; b) to cognize the pedagogical practices that circulate in this school; and c) to analyze the curriculum of the school under study since it is located in a frontier region (Brazil/Venezuela). The theoretical-methodological approach presents a qualitative nature, employing registered notations from Field Journal and a semistructured interview script, counting with 2 (two) pedagogical coordinators and 8 (eight) teachers from different knowledge areas. Concerning methodology material analysis, it was also resorted to a content analysis, in order to contemplate the empirical data produced during the research. The results exhibit that, on the Border School under analysis, a sort of teaching is identified, on the one hand, as perceiving cultural differences as specificities to be considered for development of teaching and learning at school; on the other hand, there is also a kind of teaching that promotes invisibility of some subjects from that space, mainly non-Brazilians. At the end of this investigation, it was possible to sustain the following thesis: Border Schools consist of space for wide, distinct, multiple and complex cultural relations. When teaching arranges possibilities for learning and teaching, there is teaching for the differences; when teaching, however, does not intend to see the problems nor to arrange possibilities for learning and teaching, there is teaching of invisibility, that is, that prohibit and do not realize the other of the difference. All of this lead to conclude that contemporary teaching, both in the specificity of a Border School and in Education as a whole, refer to the relationship with differences, which are potentiated and produced in relation to the Other.;
Palavras-chave Diferenças; Docências; Escolas de fronteira; Relações culturais; Differences; Teaching; Border schools; Cultural relations;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2019-02-28;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9249;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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