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Ethos de formação por alternâncias na educação superior: ciclo formativo em uma universidade comunitária no RS

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Autor Hillesheim, Luis Pedro;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9098709692047420;
Orientador Fabris, Elí Terezinha Henn;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2961121430255733;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Ethos de formação por alternâncias na educação superior: ciclo formativo em uma universidade comunitária no RS;
Resumo O objetivo desta Tese foi investigar as práticas de formação por alternância, em um curso de educação superior na área Agropecuária, localizado na região do Médio Alto Uruguai, Rio Grande do Sul. Buscouse problematizar a formação por alternância e analisar os dados da pesquisa por meio dos estudos de autores como Zigmunt Bauman (2001, 2014, 2016), Richard Sennet (2009, 2013, 2000) e autores pesquisadores, estudiosos da Pedagogia da Alternância como Jean-Claude Gimonet (2007) e Gaston Pineau (2004), bem como estudos sobre a formação por alternância na educação formal e informal conectada ao mundo do trabalho. O material empírico foi composto por narrativas dos egressos e professores do curso analisado, bem como análise dos documentos do curso. A opção foi de pesquisar a formação por alternância de um curso superior caracterizado pela diversificação produtiva regional e a partir disto compreender práticas existentes nos diferentes tempos e espaços de formação, comunidade e Universidade. Depois de realizadas as análises foi possível defender a Tese de que as práticas de formação por alternâncias na educação superior, possibilitam mais facilmente a indissociabilidade teoria-prática, durante os tempos-espaços comunidade-universidade em movimento, mobilizada por práticas de formação que constituem a alternância, portanto alternâncias e que passa a ser entendido como um ciclo de formação por alternâncias. Isto permite afirmar que ao articular os instrumentos pedagógicos aos tempos-espaços, comunidade-universidade, produz-se a indissociabilidade teoriaprática, desenvolvendo a aproximação com o projeto profissional e de vida do estudante, futuro profissional, conectado ao mundo do trabalho contemporâneo, construído também pela participação do estudante. Portanto, o ciclo de formação por alternâncias é gestado e gesta-se de uma nova cultura educacional, um ethos de formação por alternâncias na educação superior.;
Abstract The objective of this Thesis was to investigate the training practices by alternation, in a higher education course in the Agricultural area, located in the region of Médio Alto Uruguai, State of Rio Grande do Sul, Brazil. In this study, an attempt is made o problematize training by alternation and to analyze research data through studies by authors such as Zigmunt Bauman (2001, 2014, 2016), Richard Sennet (2009, 2013, 2000) and research authors, scholars of Pedagogy of Alternation such as Jean-Claude Gimonet (2007) and Gaston Pineau (2004), as well as studies on alternation training in formal and informal education connected to the world of work. The empirical material was composed by narratives of the graduates and teachers of the analyzed course, as well as analysis of the course documents. The option was to research training by alternating a higher education course characterized by regional productive diversification and from this to understand practices existing in different times and spaces of training between community and University. Results indicate that the Thesis that the training practices by alternations in higher education, make it easier to inseparable theory-practice, during the times-spaces community-university in movement, mobilized by training practices that constitute the alternation, therefore alternations and which is understood as a cycle of formation by alternations. This allows us to affirm that when articulating the pedagogical instruments with the times-spaces, community-university, the inseparable theory-practice is produced, developing the approach with the student's professional and life project, professional future, connected to the world of contemporary work, also built by student participation. Therefore, the cycle of training through alternations is created and creates a new educational culture, an ethos of training through alternations in higher education.;
Palavras-chave Ethos de formação por alternâncias; Ciclo de formação por alternâncias; Pedagogia da alternância; Indissociabilidade teoria-prática; Práticas de formação por alternâncias; Ethos of formation by alternations; Formation cycle by alternations; Alternation pedagogy; Inseparable theory and practice; Alternation training practices;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-03-12;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9251;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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