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Análise do princípio responsabilidade de Hans Jonas a partir do diálogo com Paul Ricoeur

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Autor Lacerda, Roberta Carolina Lima Gontijo de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7346634516941175;
Orientador Culleton, Alfredo Santiago;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1692292875405642;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Análise do princípio responsabilidade de Hans Jonas a partir do diálogo com Paul Ricoeur;
Resumo A consciência ética acerca das consequências imponderáveis da ação praticada pelo homem no tempo hodierno, que estão em compasso com a destruição do meio ambiente, à luz da responsabilidade moral, será a base central desta reflexão filosófica. A presente tese de doutorado objetiva, portanto, analisar filosoficamente o conceito de Responsabilidade formulado por Hans Jonas na obra O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica, por meio do diálogo com Paul Ricoeur, especialmente a partir das obras O si-mesmo como outro e O justo I: a justiça como regra e como instituição, a fim de compreender o PR de Jonas, a legitimidade da responsabilidade moral relativa ao futuro, a alteridade e a importância conferida aos sentimentos presentes nas teses de ambos filósofos e, ainda, refletir sobre a aplicabilidade desse novo conceito de Responsabilidade no campo da política (Jonas) e no campo jurídico (Ricoeur). Para Hans Jonas o conceito de Responsabilidade encontra-se como princípio que busca configurar uma nova ética do futuro que não se restringe ao puro formalismo, portanto, fundamentando-se na ontologia, na metafísica, na virtude e no sentimento de responsabilidade, mas, também, que pretende alcançar um espaço significativo no campo da deontologia, sem, contudo, compreender-se como um novo imperativo categórico, mas sim como orientação para um novo agir do homem, no âmbito da responsabilidade moral e diante do avanço e domínio da técnica. Para Paul Ricoeur, uma responsabilidade que busca, também, romper com o puro formalismo por meio da sabedoria prática nas relações de justiça, evidenciando os sentimentos da amizade-solicitude a partir do respeito devido aos outros, tendo a alteridade como referencial e corroborando a tese do primeiro, com relevante ênfase, como o caminho mais bem fundamentado para a filosofia moral considerando o futuro da humanidade. Ricoeur e Jonas encontram na alteridade, no dever com o outro e na superestimação da segunda pessoa como condição sine qua non para o eu (o si-mesmo de Ricoeur e o ser do futuro para Jonas) o embasamento para uma responsabilidade que resulta dos sentimentos, afetos e inclinações, mas que, também, orienta o campo da justiça, das leis, da política e reverbera o formalismo kantiano, com ressalvas. Ricoeur conclui, desse modo, que precisamos de um novo imperativo para impor um agir de modo que continue havendo seres humanos depois de nós. Contudo, esse precisa ser diferente do segundo imperativo de Kant, que considera a contemporaneidade entre o agente e o seu defrontante. Precisamos de um novo imperativo que considere a responsabilidade sem a exigência da duração, da proximidade ou da reciprocidade. Para tanto, temos o Princípio Responsabilidade de Hans Jonas.;
Abstract Ethical awareness of the imponderable consequences of man-made action in today's time, which are in tune with the destruction of the environment in the light of moral responsibility, will be the central basis of this philosophical reflection. The present doctoral dissertation aims, therefore, to philosophically analyze the concept of Responsibility formulated by Hans Jonas in the work The Responsibility Principle: Test of an Ethics for Technological Civilization, through dialogue with Paul Ricoeur, especially from the works The same as another and the just I: justice as a rule and as an institution, in order to understand the PR of Jonah, the legitimacy of moral responsibility for the future, the otherness and the importance given to the feelings present in the theses of both philosophers and, still , reflect on the applicability of this new concept of Responsibility in the field of politics (Jonas) and in the legal field (Ricoeur). For Hans Jonas the concept of Responsibility is the principle that seeks to configure a new ethics of the future that is not restricted to pure formalism, therefore, based on ontology, metaphysics, virtue and a sense of responsibility, but also , which aims to reach a significant space in the field of deontology, without, however, being understood as a new categorical imperative, but as a guide for a new action of man, within the scope of moral responsibility and facing the advance and mastery of technique. For Paul Ricoeur, a responsibility that also seeks to break with pure formalism through practical wisdom in relations of justice, highlighting the feelings of friendship-solicitude from the respect due to others, having otherness as a reference and corroborating the thesis. of the first, with relevant emphasis, as the best grounded path for moral philosophy considering the future of humanity. Ricoeur and Jonas find in otherness, duty to each other, and overestimation of the second person as a sine qua non condition for the self (Ricoeur's self and future being for Jonas) as the foundation for a responsibility that results from feelings, affections and inclinations, but which also guides the field of justice, laws, politics and reverberates Kantian formalism with reservations. Ricoeur thus concludes that we need a new imperative to impose action so that there are still human beings behind us. However, this needs to be different from Kant's second imperative, which considers the contemporaneity between the agent and his counterpart. We need a new imperative that considers responsibility without requiring duration, proximity or reciprocity. To this end, we have the Hans Jonas Responsibility Principle.;
Palavras-chave Responsabilidade; Tecnologia; Futuro; Alteridade; Sentimentos morais; Ética; Filosofia moral; Hans Jonas; Paul Ricoeur; Reponsability; Technology; Future; Otherness; Moral sentiments; Ethic; Moral philosophy;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Filosofia;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-03-31;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9279;
Programa Programa de Pós-Graduação em Filosofia;


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