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Gestão educacional e formação integral: experiências e desafios nas escolas e colégios da rede jesuíta de educação

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Autor Mendes, Maria Dalva Soares Rocha;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5026120122335262;
Orientador Storck, João Batista;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8903068207706358;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Gestão educacional e formação integral: experiências e desafios nas escolas e colégios da rede jesuíta de educação;
Resumo O presente estudo aborda gestão educacional e formação integral: experiências e desafios nas escolas e colégios da Rede Jesuíta de Educação. Com o intuito de atendermos a este objetivo, apresentam-se as ações desenvolvidas pelos gestores das instituições denominada de “A” e “B”, a instituição “A” localizada em São Paulo e a instituição “B” em Teresina. Busca-se compreender todo o processo da gestão capaz de garantir a aprendizagem integral em um novo contexto e em diferentes necessidades, revelando conhecimentos e habilidades necessárias aos gestores. A pesquisa estimula reflexões sobre as práticas dos gestores, as expressões e interações que eles estabelecem nos processos com alunos, famílias, comunidades e colaboradores. A metodologia utilizada configura-se em bibliográfica, de natureza qualitativa. Utilizou-se na fundamentação teórica da pesquisa, autores como: Luck (2009), Storck (2016) e Klein (2015). Através da pesquisa foi possível compreender que a construção do conhecimento dos gestores sempre esteve aliada às necessidades que surgiam no ambiente de trabalho e que estas experiências agregam novos conhecimentos, correspondendo às necessidades na medida em que, como afirma Larrosa (2001), forma e transforma como indivíduo; que os gestores procuram desenvolver suas ações em comum acordo com as orientações vinda do Projeto Educativo Comum, gerando oportunidades de reordenamento da instituição escolar, com vista ao cumprimento da missão.(PEC,2015, p.55 nº55); ambos ressaltam a condição de aprendizes nesse processo constante de aperfeiçoamento que implica em leitura da realidade e do contexto sociocultural, acendendo e apagando chamas e buscando o equilíbrio necessário na condução da missão, apresentando que a educação é o meio de transformação social e que mobiliza aos alunos a encontrarem no espaço escolar o direito de serem pessoas capazes de sonhar e alcançar uma condição de vida melhor. Por meio do estudo, percebe-se que muitos são os desafios nas escolas e colégios que priorizam o modelo de gestão em que o poder é serviço e a liderança é espaço de compartilhamento de poder e de responsabilidade, de modo a dialogar com mais facilidade e mostrar que a gestão deve ser compartilhada na busca de resultados, pensando na formação integral do ser humano como pessoa, criatura amada por Deus.;
Abstract The present study addresses educational management and integral training: experiences and challenges in schools and colleges of the Jesuit Education Network. In order to meet this objective, the actions developed by the managers of the institutions named “A” and “B”, the institution “A” located in São Paulo and the institution “B” in Teresina are presented. It seeks to understand the entire management process capable of guaranteeing integral learning in a new context and in different needs, revealing knowledge and skills needed by managers. The research encourages reflections on the practices of managers, the expressions and interactions that they establish in the processes with students, families, communities and employees. The methodology used is configured in bibliographic, of qualitative nature. Authors such as: Luck (2009), Storck (2016) and Klein (2015) were used in the theoretical foundation of the research. Through the research it was possible to understand that the construction of the managers' knowledge has always been allied to the needs that arose in the work environment and that these experiences add new knowledge, corresponding to the needs as, as stated by Larrosa (2001), it forms and transforms as an individual; that managers seek to develop their actions in agreement with the guidelines from the Common Educational Project, generating opportunities for the reorganization of the school institution, with a view to fulfilling the mission (PEC, 2015, p.55 nº55); both emphasize the condition of apprentices in this constant process of improvement that implies reading the reality and the socio-cultural context, lighting and extinguishing flames and seeking the necessary balance in the conduct of the mission, showing that education is the means of social transformation and that mobilizes students to find in the school space the right to be people capable of dreaming and achieving a better life condition. Through the study, it is clear that there are many challenges in schools and colleges that prioritize the management model in which power is service and leadership is a space for sharing power and responsibility, in order to dialogue more easily and to show that management must be shared in the search for results, thinking about the integral formation of the human being as a person, a creature loved by God.;
Palavras-chave Gestão educacional; Educação jesuítica; Formação integral; Educational management; Jesuit education; Integral trainin;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-04-15;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9297;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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