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Juventudes e participação política: práticas dos estudantes do ensino médio do Vale dos Sinos

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Autor Ferreira, José Silon;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5358764327787004;
Orientador Ruscheinsky, Aloisio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0364210650396629;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Juventudes e participação política: práticas dos estudantes do ensino médio do Vale dos Sinos;
Resumo O tema da tese é pesquisar sobre juventude, democracia e participação política parece ser algo que contribuirá para confirmar ou contestar dados lançados em outras pesquisas sobre a relação da juventude e participação em face de análises da participação políticas. Essa temática suscita especial interesse em razão da imagem que foi construída de uma juventude alienada à cultura de consumo, altamente conectada pelas redes sociais e as novas tecnologias, porém apartada das questões políticas e sociais, tonando-se um alvo de críticas da mídia e por textos acadêmicos. Quanto ao objetivo trata-se de descortinar algumas características dos jovens a respeito dos processos presentes no cotidiano através de um intenso contato com suas respectivas redes de interface e mecanismos organizacionais. Os jovens abraçariam opções de um projeto social que levaria pelo caminho de contribuir com a nação pela via da democracia representativa? Ou seria essa uma geração que recebe e encontra uma forma de transmitir uma herança cultural, como tal, algo já pronto da sociedade como estável pelas suas regras e instituições em particular a escola? As reflexões apresentadas nesta tese foram sustentadas a partir de revisão bibliográfica sobre as categorias de juventudes, capital social, participação política e de observação de campo seguida d a aplicação de um survey para jovens matriculados em estabelecimentos públicos e privados da cidade de São Leopoldo sobre a dimensão da participação política como uma atividade cotidiana e dos processos formativos a partir das suas percepções. No quesito da apresentação dos resultados parece que os jovens desconhecem a relevância da política com posicionamentos de indiferença ou aversão, talvez conviria conferir se é a forma predominante de se compreender e fazer política no país, não reconhecendo-os como interlocutores privilegiados.;
Abstract The thesis subject is to research about youth, democracy and political participation looks like something that will contribute to confirm or contest data launched in other studies about the relationship of the youngsters and the participation in the face of the analysis of political participation. According to that, this matter raises special concern about this youth image that was built, considering them alienated about consumer culture, highly connected by social media and the new technologies, but disconnected about social and political issues, becoming the target of criticism by the media and scholarly texts. About the objective, it’s a matter of unveil some characteristics of the youngers in reference to the processes that happen in everyday life, by an intense contact with their own interface networks and organizational mechanisms. The formulation of the research question: The youth would accept the options of a social project that would take by the way of contribute with the nation through representative democracy? Or would that be a generation that receives and finds a way to convey a cultural inheritance, as such, something already shaped by society stably, by your rules and institutions, especially the high school? The reflections presented in this thesis was sustained by a literature review about the youth categories, share capital, political participation and empirical observation followed by an application of a survey to high school students of private and public schools in the city of São Leopoldo about the dimension of the political participation as a daily activity and the constitutive processes in their perceptions. In result of this, it seems that the younger generation doesn't know the relevance of politics with their indifferent and aversion behavior, perhaps will be convenient to check if this is the predominant form of comprehend and make politics in the country, not recognizing young people as privileged interlocutors.;
Palavras-chave Juventudes; Participação; Democracia; Integração social; Educação; Youth; Participation; Democracy; Social integration; Education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-05-22;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9352;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


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