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Educação inclusiva: concepções que se desdobram em práticas

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Autor Vargas, Karolina Marianni;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5536191919189827;
Orientador Rocha, Maria Aparecida Marques da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9462952469104050;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Educação inclusiva: concepções que se desdobram em práticas;
Resumo O presente estudo parte da inquietação do trabalho realizado com estudantes de inclusão na educação básica, o problema de pesquisa foi gerado, a partir da pergunta “como a concepção sobre inclusão, impacta a ação pedagógica dos educadores do Ensino Fundamental II do Colégio Medianeira”, o objetivo desse estudo é analisar, a partir da prática pedagógica, as concepções dos educadores sobre inclusão dos estudantes com deficiência, a fim de contribuir com reflexões para a gestão de um plano formativo. A pesquisa é de abordagem qualitativa, classificada como exploratória, como metodologia, foram utilizados autores de referência que abordam a temática da inclusão e da educação como Carvalho, Imbernón, Kassar, Mendes, Nóvoa, Pacheco, Skliar, Veiga. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com quatorze educadores da Instituição, dos quais sete são professores, quatro orientadores e três profissionais de apoio pedagógico. Os resultados mostram que todos os educadores percebem a inclusão como algo muito importante para a formação de todos os estudantes, porém com muitos desafios, pois muitos não se sentem preparados para trabalhar com essa demanda por não terem uma formação, seja inicial, seja continuada, para prepará-los. Desse modo, ao ver os resultados da pesquisa, a formação dos educadores vem como um elemento essencial para que a inclusão se torne mais efetiva na prática pedagógica dos professores, articulada com um plano de gestão para gerar um maior impacto na constituição de uma cultura mais inclusiva na Instituição. Assim, a presente pesquisa apresenta como projeto de intervenção um referencial formativo para a reflexão de uma gestão inclusiva, a fim de formar os educadores envolvidos no processo de aprendizagem dos estudantes de inclusão. Por fim, esse estudo busca trazer uma reflexão sobre como o trabalho com a inclusão impacta a prática pedagógica dos docentes e ressalta a importância de um processo formativo contínuo para o sucesso com a inclusão.;
Abstract El presente estudio nació de la inquietud del trabajo de los estudiantes de la inclusión de la educación básica, el problema de la pesquisa se inicio con la pregunta " cómo la concepción de la inclusión impacta la acción pedagógica de los educadores de la Enseñanza Fundamental II, del colegio Medianeira," el propósito de ese estudio es analizar, a partir de la practica pedagógica, las concepciones de los educadores sobre la inclusión de los estudiantes con deficiencia a fin de contribuir con reflexiones para la administración de un plan formativo. La pesquisa es de abordaje cualitativa, clasificada como exploratoria, como metodología se utilizó autores de referencia que abordan la temática de la inclusión y la educación como Carvalho, Imbernón, Kassar, Mendes, Nóvoa, Pacheco, Skliar, Veiga. Para la coleta de los dados se realizó entrevistas semi-estructural, con catorce educadores de la institución, siete son profesores, cuatro orientadores y tres provisionáis de lo apoyo pedagógico. Los resultados apuntan que todos los educadores perciben la inclusión como algo muy importante todavía con muchos desafíos, porque muchos no si sienten preparados para trabajar con esos alumnos por no tener una formación inicial y continuada para ensénalos. Sin embargo, al mirar los resultados de la pesquisa concluimos que la formación de los profesores es un elemento esencial para que la inclusión se hace más efectiva en la practica pedagógica de los profesores articulada con un plan de gestión para girar un mayor impacto en la constitución de una cultura mas inclusiva en la institución. Todavía la presente pesquisa presenta como proyecto de intervención un referencial formativo para la reflexión de una gestión inclusiva a fin de equipar los educadores envueltos en lo proceso de aprendizaje de los estudiantes de inclusión. Por fin eso trabajo busca traer una reflexión de como lo trabajo con la inclusión impacta la practica pedagógica de los docentes y destaca la importancia de un proceso formativo continuo para el suceso con la inclusión.;
Palavras-chave Gestão educacional; Inclusão educacional; Prática pedagógica; Formação docente; Gestión educativa; Inclusión educativa; Práctica pedagógica; Formación docente;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-09-28;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9505;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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