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Fatores associados a evasão escolar e ações de prevenção em uma escola de ensino técnico

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Autor Fredericheski, Luciana Gnatkowski Bauer;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8425225273733467;
Orientador Fritsch, Rosangela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5203131170203547;
Co-orientador Vitelli, Ricardo Ferreira;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/0602558221060836;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Fatores associados a evasão escolar e ações de prevenção em uma escola de ensino técnico;
Resumo Este trabalho objetiva analisar os fatores associados a evasão escolar, em uma Escola Técnica, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, em seus Cursos Técnico de nível médio subsequente ou concomitante. O estudo analisa a trajetória dos estudantes egressos nas turmas 2018/1. No que se refere à evasão escolar, a discussão encontra-se fundamentada na revisão de literatura, entre dissertações, teses e artigos: Scremin (2008), Martinho (2014), Cruz (2013), Oliveira (2016), Carneiro (2015), Leite (2012), Basso (2014), Araújo (2013), Meira (2015), Queiroga (2017), Gugelmin (2015), Oliveira (2016b), Dore e Lüscher (2011), Lima (2019), Fialho (2018), Figueiredo e Salles (2017), Pedralli e Cerutti-Rizzatti (2013) e Mendes (2013), que abordam questões da evasão escolar no Ensino Técnico Profissional. A pesquisa é um estudo de caso de natureza qualitativa, com uso de dados quantitativos. Os instrumentos utilizados consistiram na análise de dados obtidos por ações institucionais na prevenção contra a evasão escolar e documentos internos da instituição de ensino. De acordo com os dados produzidos, os resultados mostram que os fatores concernentes à evasão escolar estão intrinsecamente relacionados com aspectos tanto externos quanto internos à instituição, corroborando com o aporte da revisão de literatura utilizada. Assim sendo, o fator externo mais recorrente foi dificuldade financeira. No que se refere ao fator interno, se pode considerar um leque maior de possibilidades para evasão e não um determinante que leve o estudante a evadir. A pesquisa permite concluir que há um cruzamento dos fatores internos e externos, assim como o perfil do aluno que evade da instituição, evidenciando que a evasão é um problema complexo, sendo essencial observar sob diferentes perspectivas.;
Abstract This work aims to analyze the factors associated with school dropout, in a Technical School, located in the metropolitan region of Porto Alegre, in its subsequent or concurrent high school Technical Courses. The study analyzes the trajectory of students graduating from classes from 2018/1. Regarding school dropout, the discussion is based on the literature review, including dissertations, theses and articles: Scremin (2008), Martinho (2014), Cruz (2013), Oliveira (2016), Carneiro (2015) , Leite (2012), Basso (2014), Araújo (2013), Meira (2015), Queiroga (2017), Gugelmin (2015), Oliveira (2016b), Dore and Lüscher (2011), Lima (2019) ), Fialho (2018), Figueiredo and Salles (2017), Pedralli and Cerutti-Rizzatti (2013) and Mendes (2013), who address school dropout issues in Profession Technical Education. The research is a qualitative case study, using quantitative data. The instruments used consisted of analyzing data obtained by institutional actions to prevent school dropout and internal documents of the educational institution. According to the data produced, the results show that the factors concerning school dropout are intrinsically related to aspects both external and internal to the institution, corroborating the contribution of the literature review done. The most recurrent external factor was financial difficulty. The internal factor identified in the investigation, a greater range of possibilities for evasion can be considered and not a determinant that leads the student to evade. The research allows us to conclude that there is a crossing of internal and external factors, as well as the profile of the student who evades the institution, showing that evasion is a very complex problem, which makes it essential to observe from different perspectives.;
Palavras-chave Evasão escolar; Ensino técnico; Ensino profissional e educação; School dropout; Technical education; Professional education and education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-07-19;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9519;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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