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Processos educativos para a emancipação e a cidadania de pessoas idosas: olhares sobre políticas públicas no município de Vacaria, Rio Grande do Sul

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Autor Scopel, Eliete Maria;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1818294987827981;
Orientador Fritsch, Rosangela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5203131170203547;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Processos educativos para a emancipação e a cidadania de pessoas idosas: olhares sobre políticas públicas no município de Vacaria, Rio Grande do Sul;
Resumo Esta tese é resultado do desenvolvimento da minha pesquisa de doutorado vinculada à linha de pesquisa de Educação, História e Políticas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Esta pesquisa articula as temáticas de envelhecimento, educação e políticas públicas para as pessoas idosas, tendo como objeto de estudo os processos educativos, a cidadania e a emancipação da pessoa idosa e como objetivo geral a análise das ações e dos programas voltados a essas pessoas desenvolvidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no município de Vacaria, enquanto estratégias para o desenvolvimento da cidadania e da emancipação política da pessoa idosa. Já os objetivos específicos são: 1) caracterizar normativas para o envelhecimento em âmbito internacional e nacional na perspectiva dos direitos sociais e de sua influência na política pública destinada à população idosa no município de Vacaria; 2) contextualizar o município de Vacaria e delinear o perfil demográfico dos longevos que frequentam as ações e os programas desenvolvidos no SCFV; e 3) analisar os processos educativos em programas e ações no SCFV de Vacaria, no que diz respeito às dificuldades e às potencialidades para o desenvolvimento da cidadania e da emancipação de pessoas idosas. Para isso, adotei a perspectiva metodológica qualitativa, com uso do método dialético histórico, tendo sido selecionados como sujeitos da pesquisa 13 participantes: cinco profissionais que atuam diretamente ou indiretamente com a população idosa no SCFV da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Vacaria e oito longevos coordenadores dos grupos de convivência registrados no SCVF de Vacaria. Como instrumento de coleta de dados, utilizo legislações de natureza internacional, nacional e local que se relacionam com a política pública voltada à população idosa, bem como entrevista semiestruturada. Para interpretar os dados obtidos, recorri à técnica de análise documental e de conteúdo. Os resultados apontam que, embora as políticas públicas para o idoso no município de Vacaria tenham sido implantadas com objetivo assistencialista, com o passar do tempo, evoluíram, de modo que a população idosa foi conquistando direitos fundamentais e sociais – estes, contudo, ainda não correspondem à totalidade dos direitos prescritos na Política Nacional do Idoso e do Estatuto do Idoso. Além disso, foi possível identificar quais ações e/ou atividades realizadas nos grupos de convivência contribuem para o desenvolvimento biopsicossocial dos participantes, assim como o fato de que os grupos de convivência podem ser considerados espaços sociais que desencadeiam processos educativos para a formação humana, por meio da troca de experiências, sociabilização e escuta, favorecendo o desenvolvimento da cidadania e a emancipação do idoso.;
Abstract This thesis is the result of the development of my doctoral research associated with the area of study called Education, History, and Policies, part of the Graduate Program in Education at Unisinos University. This research articulates the following themes: aging, education and public policies for the elderly, and the object of study is composed by the educational processes, the citizenship and the emancipation of the elderly. Also, the general objective is the analysis of the actions and programs directed to these people, developed by the Service of Coexistence and Strengthening of Bonds (SCFV), in the city of Vacaria, while strategies for the citizenship development and the political emancipation of the elderly. In addition, the specific objectives are: 1) characterize regulations for aging in international and national scope, in the perspective of social rights and their influence in the public policy intended to the elderly population in Vacaria; 2) contextualize the city of Vacaria and outline the demographic profile of the longlived who attend the actions and programs developed by the SCFV; and 3) analyze the education processes in programs and actions by the SCFV of Vacaria, regarding the difficulties and the potentialities for the citizenship development and the emancipation of elderly people. Therefore, we adopted the qualitative methodological perspective, using the historicaldialectical method, in which 13 participants were selected as research subjects: five professionals who act directly or indirectly with the elderly population in the SCFV of Vacaria’s Social Development Office and eight long-lived coordinators of the coexistence groups registered in the SCVF of Vacaria. As the data collection instrument, we use legislations of international, national and local nature, related to the public policy directed to the elderly population, and also a semi-structured interview. In order to interpret the data obtained, I resorted to the technique of document and content analysis. Our results show that, although the public policies for the elderly in Vacaria were implemented aiming at a welfare objective, as the time went by, they have evolved, so that the elderly population has been conquering fundamental and social rights – these, however, still do not correspond to the totality of rights prescribed by the Brazilian National Policy for the Elderly and the Elderly Statute. Besides that, it was possible to identify which actions and/or activities carried out in the coexistence groups contribute to the biopsychosocial development of participants, such as the fact that the coexistence groups can be considered social spaces that trigger education processes to human formation, through the exchange of experiences, sociability and listening, favoring citizenship development and emancipation of the elderly.;
Palavras-chave Política pública para idoso; Cidadania; Emancipação; Pedagogia social; Processos educativos; Public policy for the elderly; Citizenship; Emancipation; Social pedagogy; Educational processes;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2021-04-23;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9764;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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