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Educação ambiental e desenvolvimento de práticas pedagógicas: um olhar voltado para os trabalhos dos docentes e discentes do Centro de Ensino Gardner, em Canto do Buriti - Piauí

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Autor Lima, Maria dos Remédios Regina de Jesus;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0991169569016884;
Orientador Streck, Danilo Romeu;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2250864123409266;
Co-orientador Abba, Maria Julieta;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/2495306840732131;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Educação ambiental e desenvolvimento de práticas pedagógicas: um olhar voltado para os trabalhos dos docentes e discentes do Centro de Ensino Gardner, em Canto do Buriti - Piauí;
Resumo Os desafios da atualidade tornam cada vez mais necessário refletir sobre como a Educação Ambiental (EA) pode contribuir para práticas conscientes de preservação e uso racional dos recursos naturais, tão imprescindíveis para a manutenção dos ecossistemas. Diante disso, este estudo teve como objetivo geral compreender o desenvolvimento das práticas pedagógicas transversais com a Educação Ambiental no Centro de Ensino Gardner (CEG), em Canto do Buriti - Piauí. O referencial teórico teve como base a visão da pedagogia crítica de Paulo Freire, especificamente quanto às questões educacionais direcionadas para a EA; bem como contribuições de autores que defendem a adoção de uma Educação Ambiental crítica e participativa, como Giron e Ferraro, Medina e Santos, Dias, Cascino, Reigota, Barcelos e Figueiredo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três docentes e quatro discentes da turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Os documentos selecionados para análise foram o Projeto Político-Pedagógico do CEG (PPP) e os planos de aula dos três professores participantes. Os resultados obtidos por meio da análise do PPP evidenciam que apenas um breve excerto do documento, no subtópico Saúde do Meio Ambiente, remete sucintamente à EA. Quanto aos resultados da análise das entrevistas com os docentes, observou-se que os participantes demonstram conhecer a necessidade e a importância, na prática pedagógica, das questões ambientais, além de demonstrarem conhecimento sobre os conceitos de transversalidade e interdisciplinaridade. Contudo, embora afirmem que realizam aulas sobre o tema, foi possível perceber que as práticas em torno da EA ocorrem de forma pontual. Ao encontro disso, na análise de suas práticas pedagógicas, ficou claro que o envolvimento dos docentes com a EA se dá apenas de maneira ocasional, havendo lacunas na inserção da temática ambiental como tema transversal às diferentes áreas do conhecimento. Por sua vez, nas falas dos educandos, percebeu-se que eles já internalizaram a importância das questões ligadas à preservação do meio ambiente e às graves consequências que a poluição provocada pelo homem vem causando ao planeta e, consequentemente, ao próprio ser humano. No entanto, seus relatos reforçam que as aulas sobre EA ministradas pelos docentes se atrelam ao período das datas comemorativas ligadas ao meio ambiente. Diante disso, o estudo salienta que a inserção da Educação Ambiental na prática pedagógica é, sem dúvida, um desafio concebê-la de forma transversal nas escolas.;
Abstract The challenges of the contemporary world make it increasingly necessary to reflect on the way Environmental Education (EE) can contribute to conscientious practices of preservation and rational use of the natural resources, which are so essential for the maintenance of ecosystems. In this regard, this study had as general objective to understand the development of transversal pedagogical practices regarding Environmental Education in the Centro de Ensino Gardner (CEG), in Canto do Buriti – Piauí. The theoretical background was based on the perspective of Paulo Freire‟s critical pedagogy, specifically concerning educational questions related to EE; as well as on contributions from authors who defend the adoption of a critical and participatory Environmental Education, such as Giron and Ferraro, Medina and Santos, Dias, Cascino, Reigota, Barcelos, and Figueiredo. Semi-structured interviews were conducted with three teachers and four students from the 5th year of elementary education. The documents selected for analysis were the CEG‟s PoliticalPedagogical Project (PPP) and the three teachers‟ lesson plans. The results related to the analysis of the PPP show that only one brief excerpt of the document, in the Health of the Environment subtopic, briefly mentions EE. Regarding the results of the analysis of the interviews with the teachers, it was observed that the participants demonstrate to know the need and the importance, in pedagogical practices, of environmental issues, and demonstrate to know the concepts of transversality and interdisciplinarity. However, although they state that they teach classes about the subject, it was possible to observe that the EE-related practices occur on an ad hoc basis. In addition, in the analysis of their pedagogical practices, it was clear that the involvement of the teachers with EE is only occasional, and there are gaps regarding the insertion of environmental issues as transversal topics in the different areas of knowledge. In turn, in the students‟ responses, it was possible to note that they already internalized the importance of issues related to the preservation of the environment and the grave consequences that pollution provoked by humankind has caused to the planet and, consequently, to human beings. However, their interviews highlight that the EE classes taught by teachers at the school are connected to the period of celebration dates related to the environment. Therefore, the study emphasizes that the insertion of Environmental Education in pedagogical practices is, without a doubt, a challenge regarding the way of transversally conceiving it in schools.;
Palavras-chave Educação ambiental; Práticas pedagógicas; Transversalidade; Environmental education; Pedagogical practices; Transversality;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-03-04;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9766;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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