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O desenvolvimento humano como direito e objetivo educacional no currículo da educação infantil

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Autor Medeiros, Cássia Maria Lopes Dias;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1380004707789855;
Orientador Silva, Roberto Rafael Dias da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3180659616699939;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título O desenvolvimento humano como direito e objetivo educacional no currículo da educação infantil;
Resumo A preocupação com o desenvolvimento humano é pauta atual em diversos campos de estudos e pesquisas. No campo educacional, esse aspecto foi se constituindo como central notadamente na Educação Básica, na qual o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes tornou-se sua grande finalidade. Na contemporaneidade, esse aspecto recebe cada vez mais atenção, especialmente na etapa da Educação Infantil, onde se consolida o entendimento de que os investimentos educacionais, nesta fase da vida, são fundamentais para o desenvolvimento humano. Desenvolver plenamente (ou integralmente) as crianças por meio da educação escolar tem sido o objetivo primeiro das escolas de Educação Infantil. Vale pontuar, portanto, que esta pesquisa, ao focar nessa etapa de educação, entende que esse campo tem se constituído em um espaço de muitos embates que se inserem na área dos Estudos Curriculares e da infância. Este trabalho se propôs a realizar uma análise do documento da Política Curricular atual (BNCC – EI, versão de 2017), observando as regularidades sobre o sentido que é atribuído ao desenvolvimento humano e que podem dar vazão à construção de propostas curriculares atualmente. Nesse percurso, foram formuladas, de forma mais específica, duas categorias que constituíram a análise documental: (a) o desenvolvimento humano como direito educacional; e (b) o desenvolvimento humano como objetivo curricular. Cumpre dizer que, mesmo se autodeclarando relevante e manifestando seu compromisso com equidade, contemplado plenamente no documento, observou-se que a BNCC acabou por não abordar, de forma direta, questões relacionadas às especificidades que atravessam as vivências de cada criança. Assim, constatou-se que o desenvolvimento humano, mesmo entendido como direito educativo e objetivo curricular, ainda está aprisionado em uma perspectiva organicista e linear, bastante comum em modelos tradicionais de educação. Essa constatação sugere que a elaboração de currículos para a Educação Infantil pode estar direcionada para apenas um tipo de criança: aquelas que puderam se desenvolver como o esperado. Para concluir, faz-se a seguinte pergunta: o pleno desenvolvimento é para todos? Utilizouse como ferramenta analítica, nessa discussão, o conceito de democracia – inspirado nos escritos de John Dewey –, a fim de trazer discussões pertinentes ao tema que poderão auxiliar na construção de currículos mais democráticos no processo de escolarização da infância brasileira.;
Abstract The concern with human development is currently on the agenda in several fields of studies and research. In the educational field, this aspect became a central one, notably in Primary Education, in which the full development of children and adolescents became its great purpose. Nowadays, this aspect receives more and more attention, especially in the Early Childhood Education stage, where the understanding that educational investments, at this stage of life, are fundamental for human development, is consolidated. Developing fully (or wholly) children through school education has been the primary objective of early childhood schools. It is worth noting, therefore, that this research, by focusing on this stage of education, understands that this field has been constituted in a space of many clashes that fall within the area of Curricular Studies and childhood. In this work, it was proposed to carry out an analysis of the current Curricular Policy document (BNCC – EI, version 2017), observing the regularities about the meaning that is attributed to human development and that can lead to the construction of curricular proposals today. In this way, two categories were formulated in a more specific way that constituted the documentary analysis: (a) human development as an educational right; and (b) human development as a curricular objective. It should be said that, even if it declared itself relevant and stated its commitment to equity, which was fully contemplated in the document, it was observed that the BNCC ended up not addressing, directly, issues related to the specificities that go through the experiences of each child. Therefore, it was found that human development, even understood as an educational right and a curricular objective, is still imprisoned in an organic and linear perspective, quite common in traditional models of education. This finding provides that the development of curricula for Early Childhood Education can be directed to only one type of child: those who were able to develop as expected. To conclude, the following question is asked: In this way, is full development for everyone? The concept of democracy as an analytical tool in this discussion – inspired by the writings of John Dewey – was used in order to bring relevant discussions to the topic that may assist in the construction of more democratic curricula in the schooling process of Brazilian childhood.;
Palavras-chave Currículo; Desenvolvimento humano; Educação Infantil; BNCC; Curriculum; Human development; Child education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-04-09;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9787;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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