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O tao do Prelac e as recomendações para políticas educacionais de ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica – 2002 A 2017

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Autor Lima, Ruy D'Oliveira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1432281113141503;
Orientador Fritsch, Rosangela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5203131170203547;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título O tao do Prelac e as recomendações para políticas educacionais de ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica – 2002 A 2017;
Resumo Esta tese versa sobre política educacional internacional e organismos internacionais, com foco no Projeto Regional de Educação para a América Latina e o Caribe (Prelac). Como questão central, procura saber quais recomendações do Prelac influenciaram políticas educacionais no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo como perspectiva a justiça social. Diante disso, o objetivo geral consiste em analisar possíveis efeitos das recomendações do Prelac nas políticas educacionais. Para isso, tem como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético (MHD), com trânsito no pensamento sistêmico, partindo de um enfoque qualitativo e da abordagem documental ancorada em Cellard e associada à Análise de Redes Sociais (ARS), com vistas a fazer o movimento em direção aos algoritmos, a partir do documento principal do Prelac e de seus desdobramentos entre os anos de 2002 a 2017. A partir de tal perspectiva, é possível entender que os organismos internacionais como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o Banco Mundial (BM) e a Organização das Nações Unidas (ONU) possuem papel preponderante nas políticas educacionais para o mundo capitalista globalizado sob a ótica neoliberal, que se pauta na concepção de Nova Gestão Pública (NGP). Fica evidente, ainda, o caráter de organização do Prelac em redes, em uma disposição heterárquica, que engloba diferentes setores sociais, com possibilidade de atuar na gestão do poder para além da divisão entre as organizações públicas ou privadas, quer seja local, regional ou global, como também em diversos segmentos culturais, midiáticos, sociais, religiosos e econômicos. Nesse sentido, o documento do Prelac aponta essa construção de redes que atuam sob o princípio do neoliberalismo na educação local e regional. No Brasil, tal documento indica, igualmente, o alinhamento do “novo” Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com as recomendações de organismos internacionais: o school business está refletido na cultura da avaliação estandardizada, do profissional de notório saber em determinada área e atuando como “professor”, bem como no emprego dos jargões empresariais transpostos para a gestão escolar, tais como accounting, competence e low expense. Os achados desta tese evidenciam, assim, que os caminhos escolhidos pelo Prelac em associação aos organismos internacionais não contribuem para combater o principal problema social do Brasil, que são as desigualdades, na medida em que optam por um modelo de educação pautado em aspectos apenas econômicos, que faz da escola uma empresa privada, conforme a lógica da teoria do capital humano e dos fundamentos economicistas da escola de Chicago. Há, dessa forma, uma “apropriação semântica” de base neoliberal dos termos “igualdade”, “equidade” e “justiça social”, sem que ocorram ações efetivas para que o processo educativo esteja ao lado dos vencidos e menos afortunados materialmente.;
Abstract This thesis addresses international education policy and international organizations, focusing on the Regional Education Project for Latin America and the Caribbean (Prelac). As a central issue, it seeks to know which recommendations by Prelac have influenced education policies in High School Integrated to the Technical and Vocational Education and Training (TVET), based on the perspective of social justice. Therefore, the general objective is to analyze possible effects of Prelac’s recommendations on education policies. Hence, it uses as theoretical and methodological contributions the dialectical and historical materialism (DHM), transiting in the systemic thinking, based on qualitative focus and documentary analysis anchored in Cellard, and associated to social media analysis, aiming to make a movement towards algorithms, oriented by Prelac’s main document and its developments from 2002 to 2017. Based on such perspective, it is possible to understand that international organizations such as the Organisation for Economic Co-operation and Development (OCDE), the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco), the World Bank (BM) and the United Nations (UN) play a preponderant role in education policies for the globalized capitalist world from a neoliberal perspective, which is guided by the conception of New Public Management (NPM). Also, it becomes evident Prelac’s organizational character in networks, in a heterarchical disposition, that encompasses different social sectors, with possibility to act in power management beyond the division between public or private organizations, whether local, regional or global, as well as in several cultural, media, social, religious and economic segments. This way, Prelac’s document points to this construction of networks that act from the principle of neoliberalism in local and regional education. In Brazil, such document indicates, likewise, the alignment of the “new” High School and the National Common Curricular Base (BNCC) with the recommendations of international organizations: the school business is reflected in the culture of standardized evaluation, of the professional of notorious knowledge in a certain area and acting as a “teacher”, as well as in the use of business jargon transposed to school management, such as accounting, competence and low expense. Our findings highlight, thus, that the paths chosen by Prelac in association with international organizations do not contribute to combat Brazil’s main social issue, the inequalities, insofar as they choose an education model guided by economic aspects only, that makes the school a private company, according to the logic of human capital theory and the economistic foundations of Chicago School. There is, therefore, a “semantic appropriation” of neoliberal basis of the terms “equality”, “equity” and “social justice”, without occurring effective actions for the educational process to be by the side of the defeated and less fortunate materially.; Esta tesis trata sobre la política educativa internacional y los organismos internacionales, con un enfoque en el Proyecto Regional de Educación para América Latina y el Caribe (Prelac). Como cuestión central, se busca conocer cuáles recomendaciones del Prelac influyeron en las políticas educativas en la Educación Secundaria Integrada a la Modalidad de Educación Profesional y Tecnológica, teniendo como perspectiva la justicia social. Ante esto, el objetivo general es analizar los posibles efectos de las recomendaciones del Prelac en las políticas educativas. Para ello, el aporte teórico-metodológico se basa en el materialismo histórico-dialéctico (MHD), con tránsito en el pensamiento sistémico, partiendo de un enfoque cualitativo y de um abordaje documental anclado en Cellard y asociado al análisis de las redes sociales, con miradas hacia el movimiento de los algoritmos, a partir del documento principal del Prelac y de sus desarrollos entre los años 2002 a 2017. Desde esta perspectiva, es posible entender que los organismos internacionales como la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos (OCDE), la Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (Unesco), el Banco Mundial (BM) y la Organización de las Naciones Unidas (ONU) tienen un papel preponderante en las políticas educativas para el mundo capitalista globalizado bajo la perspectiva neoliberal, que se basa en el concepto de Nueva Gestión Pública (NGP).También se evidencia el carácter organizativo del Prelac en redes, en una disposición heterárquica, que engloba a diferentes sectores sociales, con la posibilidad de actuar en la gestión del poder más allá de la división entre organismos públicos o privados, ya sean locales, regionales o globales, así como en diversos segmentos culturales, mediáticos, sociales, religiosos y económicos. En este sentido, el documento del Prelac apunta esta construcción de redes que operan bajo el principio del neoliberalismo en la educación local y regional. En Brasil, este documento también indica el alineamiento de la “nueva” Enseñanza Secundaria y de la Base Nacional Común Curricular (BNCC) con las recomendaciones de los organismos internacionales: el school business se refleja en la cultura de la evaluación estandarizada, del profesional notorio saber en determinada área que actúa como “profesor”, así como en el uso de las jergas comerciales transferidas a la gestión escolar, como accounting, competence y low expense. Los hallazgos de esta tesis evidencian, por tanto, que los caminos elegidos por el Prelac en asociación a los organismos internacionales no contribuyen para combatir el principal problema social en Brasil, que son las desigualdades, en la medida en que optan por un modelo educativo pautado únicamente en aspectos económicos, lo que convierte a la escuela en una empresa privada, de acuerdo con la lógica de la teoría del capital humano y de los fundamentos economistas de la escuela de Chicago. De esta forma, se produce una “apropiación semántica” neoliberal de los términos “igualdad”, “equidad” y “justicia social”, sin que se produzcan acciones efectivas para que el proceso educativo esté al lado de los vencidos y menos afortunados materialmente.;
Palavras-chave Políticas educacionais; Prelac; Educação internacional; Organismos internacionais; Ensino médio; Education policies; International education; International organizations; High school; Políticas educativas; Educación internacional; Organizaciones internacionales; Enseñanza secundaria;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2021-06-17;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9892;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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