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Pastoral escolar como expressão do cuidado com ênfase na ética da alteridade

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Autor Diego, Jonas Leandro Moreira;
Orientador Pilz, Laércio Antônio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7032305944779325;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Pastoral escolar como expressão do cuidado com ênfase na ética da alteridade;
Resumo O presente trabalho se debruçou sobre o serviço de Pastoral Escolar desenvolvido no segmento Noturno do Colégio Santo Inácio do Rio de Janeiro com o objetivo de verificar sua incidência na comunidade educativa como expressão de cuidado pessoal e comunitário na perspectiva da ética da alteridade, sobretudo, sob a ótica de Emmanuel Levinas, filósofo francês, nascido na Lituânia. Buscamos compreender o nascedouro desta característica do olhar cuidadoso e atencioso que emana do desenvolvimento das ações do trabalho pastoral, a partir dos referenciais que demonstram a força impulsionadora de todo o fazer pedagógico das escolas da Companhia de Jesus, os Exercícios Espirituais. A partir da reflexão sobre algumas das minhas experiências no exercício laboral das atividades pastoralistas, analisamos o desdobramento da ética da alteridade que perpassa e se nota caracterizada pelo modo de proceder na consecução dos projetos. A visita a alguns elementos de fundamentação teórica que sustentam a idéia da alteridade e sua relevância para a construção de novos modelos de vida social, enriqueceram parte desta pesquisa. A reafirmação de que o apostolado educativo que desenvolvemos nos colégios jesuítas, se alinha ao modo da alteridade com seu apelo ético que exige uma responsabilização pelo outro, reforçaram nossa expectativa de que o êxito da educação que desejamos oferecer passa pela compreensão, abertura, acolhida e afetação que brotam da cultura do encontro, esta capaz de, potencialmente, produzir contextos sociais com mais justiça e fraternidade.;
Abstract This work focused on the School Pastoral service developed in the Evening segment of Colégio Santo Inácio in Rio de Janeiro with the aim of verifying its impact on the educational community as an expression of personal and community care from the perspective of the ethics of otherness, above all, under the perspective of Emmanuel Levinas, French philosopher. We seek to understand the origin of this characteristic of the careful and attentive look that emanates from the development of pastoral work actions, based on the references that demonstrate the driving force of all pedagogical work in the schools of the Society of Jesus, the Spiritual Exercises. From reflection on some of my experiences in the work of pastoralist activities, we analyzed the unfolding of the ethics of otherness that permeates and is characterized by the way of proceeding in the achievement of projects. The visit to some theoretical elements that support the idea of otherness and its relevance for the construction of new models of social life, enriched part of this research. The reaffirmation that the educational apostolate that we develop in Jesuit schools aligns with the mode of otherness with its ethical appeal that demands responsibility for the other, reinforced our expectation that the success of the education we wish to offer involves understanding, openness, acceptance and affection that arise from the culture of encounter, which is capable of potentially producing social contexts with more justice and fraternity.;
Palavras-chave Pastoral; Cuidado; Ética da alteridade; Care; Ethics of otherness;
Tipo TCC;
Data de defesa 2023-10-31;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13302;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


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