Autor |
Santos, Graziela Mercedes dos; |
Orientador |
Bichels, Águeda; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8470809745441311; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
A influência dos exercícios espirituais de Santo Inácio na formação continuada de educadores; |
Resumo |
Esta pesquisa analisa como a prática dos Exercícios Espirituais de Santo
Inácio pode ser uma experiência que impacta diretamente no desenvolvimento
integral dos educadores, refletindo positivamente em sua formação, prática
pedagógica e bem-estar emocional dentro do ambiente escolar, refletindo na sua
vida pessoal. A fundamentação teórica discute os fundamentos dos Exercícios
Espirituais, a pedagogia inaciana e a formação integral do educador à luz dos
valores da Companhia de Jesus, com base em autores como Klein, Loyola, Bauman.
Também são abordadas as contribuições da Rede Jesuíta de Educação e o papel
transformador da espiritualidade na prática docente. A pesquisa, de abordagem
mista, foi realizada com 28 educadores do Colégio Catarinense, revelando que a
maioria reconhece efeitos positivos dos Exercícios na prática pedagógica, tornandoas mais eficazes e humanizadas, em consonância com a Pedagogia Inaciana e os
desafios contemporâneos. Também foram observados benefícios na vida pessoal,
incluindo aumento da resiliência emocional e melhor equilíbrio entre trabalho e vida
pessoal. Os dados reforçam que os Exercícios Espirituais são uma ferramenta
formativa relevante, alinhada à Pedagogia Inaciana, contribuindo para uma atuação
docente mais humana e consciente. Os participantes sugerem ampliar a oferta e
criar espaços de partilha, integrando essa experiência de forma mais contínua à
rotina escolar. Embora os resultados indiquem benefícios significativos, o estudo
também identifica obstáculos à implementação, como a escassez de tempo,
resistência a práticas que exigem maior profundidade espiritual e necessidade de
formação específica para a integração dos Exercícios Espirituais no processo
formativo.; |
Abstract |
This research examines how practicing the Spiritual Exercises of Saint Ignatius can directly impact the integral development of educators, positively impacting their training, pedagogical practice, and emotional well-being within the
school environment, as well as their personal lives. The theoretical framework
discusses the foundations of the Spiritual Exercises, Ignatian pedagogy, and the
integral formation of educators in light of the values of the Society of Jesus, drawing
on authors such as Klein, Loyola, and Bauman. The contributions of the Jesuit
Education Network and the transformative role of spirituality in teaching practice are
also discussed. The mixed-methods study was conducted with 28 educators from
Colégio Catarinense, revealing that most recognize the positive effects of the
Spiritual Exercises on their teaching practices, making them more effective and
humane, in line with Ignatian Pedagogy and contemporary challenges. Personal
benefits were also observed, including increased emotional resilience and a better
work-life balance. The data reinforce that the Spiritual Exercises are a relevant
training tool, aligned with Ignatian Pedagogy, contributing to a more humane and
conscious teaching practice. Participants suggest expanding the offerings and
creating spaces for sharing, integrating this experience more continuously into the
school routine. Although the results indicate significant benefits, the study also
identifies obstacles to implementation, such as lack of time, resistance to practices
that require greater spiritual depth, and the need for specific training to integrate the
Spiritual Exercises into the educational process.; |
Palavras-chave |
Exercícios espirituais; Formação de educadores; Pedagogia inaciana; Desenvolvimento pessoal e profissional; Spiritual exercises; Teacher training; Ignatian pedagogy; Personal and professional development; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2025-06-15; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13810; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |