Autor |
Santos, José Ildo dos; |
Orientador |
Quadrado, Alessandro França; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9905265794162924; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Liderança transformacional na educação básica jesuíta: diretrizes para a formação de educadores da segurança no Colégio Anchieta - RS; |
Resumo |
Esta pesquisa teve como objetivo estruturar eixos e diretrizes gerais de ação
para a elaboração de um plano de disseminação da concepção de liderança
transformacional no contexto dos educadores da segurança do Colégio Anchieta –
Rede Jesuíta de Educação – Porto Alegre. Para tanto, buscou-se fundamento no
conceito de liderança com ênfase em liderança transformacional, a qual propõe uma
participação colaborativa e a corresponsabilização em processos coletivos, orientando
ações influentes no contexto institucional para além da simples atribuição de tarefas
ou da lógica de comando e controle. Como metodologia de pesquisa, adotou-se uma
abordagem qualiquantitativa, com base na produção de dados por meio de
questionários aplicados aos educadores da segurança, além da realização de um
grupo focal com integrantes da equipe diretiva do colégio, a fim de alcançar o objetivo
central desta investigação. Como resultado, a partir da análise dos questionários e
com a implementação de eixos e diretizes como rodas de conversa, mate papo,
formações continuadas e um plano de ação eficaz, é possivel observar que
contribuições de visão sistêmica e trabalhos articulados vem ao encontro do que
representa um modelo de liderança transformacional: identificação, engajamento,
disponibilidade.; |
Abstract |
This research aimed to structure key axes and general action guidelines for
developing a dissemination plan of the transformational leadership model among
security educators at Colégio Anchieta – Jesuit Education Network – Porto Alegre.
Grounded in the concept of leadership, with emphasis on transformational leadership,
the study highlights collaborative participation and shared responsibility in collective
processes, promoting influential actions beyond mere task assignment or commandand-control logic. A mixed-methods approach was adopted, combining quantitative
and qualitative data collection through questionnaires administered to security
educators and a focus group conducted with the school’s leadership team. The findings
suggest that, through structured actions such as discussion circles, informal dialogue
sessions ("mate papo"), and ongoing professional development, it is possible to foster
systemic thinking and coordinated work. These initiatives align with the transformational leadership model by encouraging identification, engagement, and
availability among team members.; |
Palavras-chave |
Educadores da segurança; Liderança; Liderança transformacional; Security educators; Leadership; Transformational leadership; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2025-06-25; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13815; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |