RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A mediação escolar dos estagiários de psicologia e pedagogia: desafios e contribuições para a educação inclusiva no Colégio Antônio Vieira

Mostrar registro simples

Autor Limoeiro, Juliana Macêdo;
Orientador Santos, Maria Margareth Rodrigues dos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2590763523532930;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A mediação escolar dos estagiários de psicologia e pedagogia: desafios e contribuições para a educação inclusiva no Colégio Antônio Vieira;
Resumo O presente artigo tem como objetivo analisar o trabalho de mediação escolar dos estagiários de contratados pelo Colégio Antônio Vieira para apoiar a educação dos alunos com necessidades especiais. Foram evidenciados os desafios e contribuições do trabalho destes profissionais no ambiente escolar, bem como foram propostas sugestões para suprir as lacunas presentes na análise desse estudo, baseados na visão do Setor de Gestão de Pessoas com apoio do Serviço de Orientação Educacional. A pesquisa foi realizada através de dados qualitativos coletados por meio de entrevista semiestruturada, pesquisa bibliográfica, artigos científicos, revistas virtuais e documentos da Rede Jesuíta de Educação. Como desafios foram destacados a alta rotatividade e o tempo limitado de estágio, a postura de grande parte dos estagiários da geração Z e a falta de formação técnica específica, pontos que afetam a continuidade e eficácia do acompanhamento dos alunos de inclusão. Como contribuição do trabalho desses, foram identificados: o apoio exclusivo aos alunos com maior necessidade de suporte devido à possibilidade de contratação em alta demanda; conteúdos atualizados e familiaridade com ferramentas tecnológicas que auxiliam no processo educativo. Foram propostas estratégias de melhoria alinhadas aos princípios da pedagogia inaciana, como a formação continuada dos estagiários e demais profissionais de apoio, com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais, técnicas e no conhecimento sobre a geração Z; a implementação de um relatório contínuo de acompanhamento dos alunos e a criação de um núcleo de inclusão na escola, fortalecendo a colaboração entre os setores e promovendo um ambiente escolar mais sustentável.;
Palavras-chave Educação especial; Estagiário; Inclusão; Orientação educacional; Pedagogia inaciana;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-06-11;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13817;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística