RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Assembleias escolares: a perspectiva de trabalhar assembleias em uma escola da Rede Jesuíta de Educação: Colégio Loyola

Mostrar registro simples

Autor Barbosa, Márcia Corrêa;
Orientador Chyla, Tatiana Simas Mielke;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7086526173721850;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Assembleias escolares: a perspectiva de trabalhar assembleias em uma escola da Rede Jesuíta de Educação: Colégio Loyola;
Resumo Este artigo tem como objetivo refletir sobre a prática das Assembleias Escolares em um colégio da Rede Jesuíta de Educação, o Colégio Loyola, destacando sua implementação como estratégia pedagógica desde 2012. Fundamentadas na Pedagogia Inaciana, as assembleias incentivam a participação dos estudantes na construção de valores democráticos e cidadania. A metodologia aplicada abrange análise documental e revisão bibliográfica, ressaltando a importância do diálogo e da participação na resolução de conflitos escolares. A iniciativa busca fortalecer a formação integral dos alunos, contemplando aspectos cognitivos, emocionais e sociais, alinhados aos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo evidencia que as assembleias potencializam competências socioemocionais como compreensão mútua, autorregulação e responsabilidade, contribuindo para um ambiente escolar inclusivo e colaborativo. Apesar dos avanços, o artigo reconhece desafios na consolidação e modernização dessa prática pedagógica, sugerindo a necessidade de contínuo aprimoramento e alinhamento às diretrizes educacionais contemporâneas.;
Abstract This article aims to reflect on the practice of School Assemblies at a school within the Jesuit Education Network, Colégio Loyola, highlighting its implementation as a pedagogical strategy since 2012. Based on the Ignatian Pedagogy, the assemblies encourage students’ participation in the construction of democratic values and citizenship. The applied methodology includes document analysis and bibliographic review, emphasizing the importance of dialogue and participation in resolving school conflicts. This initiative seeks to strengthen the holistic development of students, addressing cognitive, emotional, and social aspects in alignment with the principles of the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC). The study shows that assemblies enhance socio-emotional skills such as mutual understanding, selfregulation, and responsibility, contributing to an inclusive and collaborative school environment. Despite the progress made, the article acknowledges challenges in consolidating and modernizing this pedagogical practice, suggesting the need for continuous improvement and alignment with contemporary educational guidelines.;
Palavras-chave Assembleias de classe; Resolução de conflitos; Autonomia; Pedagogia Inaciana; Class assemblies; Conflict resolution; Autonomy; Ignatian pedagogy;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-06-18;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13821;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística