Autor |
Barbosa, Márcia Corrêa; |
Orientador |
Chyla, Tatiana Simas Mielke; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7086526173721850; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Assembleias escolares: a perspectiva de trabalhar assembleias em uma escola da Rede Jesuíta de Educação: Colégio Loyola; |
Resumo |
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a prática das Assembleias
Escolares em um colégio da Rede Jesuíta de Educação, o Colégio Loyola, destacando
sua implementação como estratégia pedagógica desde 2012. Fundamentadas na
Pedagogia Inaciana, as assembleias incentivam a participação dos estudantes na
construção de valores democráticos e cidadania. A metodologia aplicada abrange
análise documental e revisão bibliográfica, ressaltando a importância do diálogo e da
participação na resolução de conflitos escolares. A iniciativa busca fortalecer a
formação integral dos alunos, contemplando aspectos cognitivos, emocionais e
sociais, alinhados aos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O
estudo evidencia que as assembleias potencializam competências socioemocionais
como compreensão mútua, autorregulação e responsabilidade, contribuindo para um
ambiente escolar inclusivo e colaborativo. Apesar dos avanços, o artigo reconhece
desafios na consolidação e modernização dessa prática pedagógica, sugerindo a
necessidade de contínuo aprimoramento e alinhamento às diretrizes educacionais
contemporâneas.; |
Abstract |
This article aims to reflect on the practice of School Assemblies at a school within the
Jesuit Education Network, Colégio Loyola, highlighting its implementation as a
pedagogical strategy since 2012. Based on the Ignatian Pedagogy, the assemblies
encourage students’ participation in the construction of democratic values and
citizenship. The applied methodology includes document analysis and bibliographic
review, emphasizing the importance of dialogue and participation in resolving school
conflicts. This initiative seeks to strengthen the holistic development of students,
addressing cognitive, emotional, and social aspects in alignment with the principles of
the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC). The study shows that
assemblies enhance socio-emotional skills such as mutual understanding, selfregulation, and responsibility, contributing to an inclusive and collaborative school
environment. Despite the progress made, the article acknowledges challenges in
consolidating and modernizing this pedagogical practice, suggesting the need for
continuous improvement and alignment with contemporary educational guidelines.; |
Palavras-chave |
Assembleias de classe; Resolução de conflitos; Autonomia; Pedagogia Inaciana; Class assemblies; Conflict resolution; Autonomy; Ignatian pedagogy; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2025-06-18; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13821; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |