| Autor | Zimmer, Maria Cláudia de Souza; |
| Orientador | Espírito Santo, Paulo Roberto do; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/3227121309455837; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | Pedagogia inaciana e inteligência artificial: uma perspectiva crítica para a formação integral; |
| Resumo | Este artigo tem como objetivo analisar como a Inteligência Artificial no contexto educacional pode ser orientada pelos princípios da Pedagogia Inaciana, promovendo uma educação transformadora, ética e inclusiva que valorize a formação integral do estudante. Assim, o texto está dividido em três partes e a conclusão: Primeiro, contextualiza-se o momento da chegada da Inteligência Artificial generativa na educação básica. Em seguida, situa-se a Pedagogia Inaciana como referencial para a educação contemporânea. Depois, se enumeram os impactos e possibilidades da IA na aprendizagem dos estudantes. Reflete-se criticamente a integração da Inteligência Artificial na educação sob a ótica da Pedagogia Inaciana evidenciando a sua importância na formação dos estudantes. Na conclusão, o artigo reforça a importância das contribuições da Pedagogia Inaciana para uma educação transformadora na Era da Inteligência Artificial. Entretanto, se faz necessário realizar pesquisas para comprovar a eficácia do uso das tecnologias com IA no processo de aprendizagem dos estudantes.; |
| Abstract | Este artículo tiene como objetivo analizar cómo la Inteligencia Artificial en el contexto educativo puede ser orientada por los principios de la Pedagogía Ignaciana, promoviendo una educación transformadora, ética e inclusiva que valore la formación integral del estudiante. Así, el texto se divide en tres partes y una conclusión: primero, se contextualiza el momento de la llegada de la Inteligencia Artificial generativa a la educación básica. A continuación, se presenta la Pedagogía Ignaciana como un referente para la educación contemporánea. Después, se enumeran los impactos y posibilidades de la IA en el aprendizaje de los estudiantes. Se reflexiona críticamente sobre la integración de la Inteligencia Artificial en la educación desde la perspectiva de la Pedagogia Ignaciana, evidenciando su importancia en la formación de los estudiantes. En conclusión, el artículo refuerza la importancia de las contribuciones de la Pedagogía Ignaciana para una educación transformadora en la Era de la Inteligencia Artificial. Sin embargo, se hace necesario realizar investigaciones para comprobar la eficacia del uso de tecnologías con IA en el proceso de aprendizaje de los estudiantes.; |
| Palavras-chave | Educação; Formação integral; Inteligência Artificial; Pedagogia Inaciana; Educación; Formación Integral; Inteligencia Artificial; Pedagogía Ignaciana; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2025-07-07; |
| URI | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13822; |
| Nivel | Especialização; |
| Curso | Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |