RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Serviço social e identidade inaciana: práticas, desafios e possibilidades em uma escola jesuíta

Mostrar registro simples

Autor Lamarca, Paula Pereira;
Orientador Silva, Catarina de Santana;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3938051109228920;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Serviço social e identidade inaciana: práticas, desafios e possibilidades em uma escola jesuíta;
Resumo Este estudo analisa como a identidade inaciana se materializa na prática do Serviço Social em uma escola da Rede Jesuíta de Educação (RJE), a partir de análise documental, bibliográfica e da experiência profissional da autora. Constatou-se que os valores inacianos — como o Magis, a justiça social, o cuidado com o outro e a formação integral — orientam as práticas socioeducativas da instituição, alinhando-se aos princípios ético-políticos do Serviço Social, como a defesa dos direitos humanos, a escuta qualificada e a atuação crítica. A pesquisa revelou tensões entre os ideais institucionais e os desafios do cotidiano profissional, especialmente diante das múltiplas vulnerabilidades vivenciadas pelos estudantes, o que evidencia a necessidade de um diálogo constante entre espiritualidade e prática profissional. O Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA) destaca-se como ferramenta estratégica do Serviço Social, fortalecendo a permanência e o sucesso escolar por meio da mediação, escuta ativa e articulação com a rede de proteção. Conclui-se que a atuação do assistente social deve ser ética, flexível e criativa, comprometida com a transformação social e com a missão inaciana, sendo a vivência da pesquisadora um elemento enriquecedor para o debate sobre a integração entre espiritualidade, ética e compromisso social no campo educacional jesuíta.;
Palavras-chave Identidade inaciana; Formação integral; Serviço Social na educação; Rede Jesuíta de Educação;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-06-23;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13829;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística