RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Ambientes de aprendizado auto-organizados (sole) como metodologia para a educação: uma revisão bibliográfica

Mostrar registro simples

Autor Freitas, Pedro César Fleury de;
Orientador Almeida, Caroline Medeiros Martins de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2597529134963449;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Ambientes de aprendizado auto-organizados (sole) como metodologia para a educação: uma revisão bibliográfica;
Resumo O ritmo acelerado da sociedade se reflete no decrescente nível de atenção e engajamento dos estudantes em sala, na qual o professor se vê em busca de metodologias significativas para os discentes. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão sistemática da literatura a respeito das sessões SOLE (Ambientes de aprendizado auto-organizados) como metodologia para a educação. Tais sessões são baseadas no experimento “Buraco na Parede”, do pesquisador indiano Sugata Mitra, no qual ele propõe uma aprendizagem centrada no estudante. Esta é uma metodologia ativa, que coloca o aluno no centro de seu processo de aprendizagem, a partir do acesso à internet e trabalho em equipe. Metodologicamente, o presente trabalho se trata de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, fundamentada em uma revisão sistemática da literatura com base em 10 artigos disponíveis na plataforma CAPES, a partir de 2014. Os descritores utilizados na busca foram “SOLE”, “SOLE + Self-organized learning environment” e “SOLE + Sugata Mitra”. A maior parte dos trabalhos analisados mostra que a metodologia é eficiente em diversos contextos, trazendo resultados acadêmicos e socioemocionais superiores às metodologias tradicionais. Porém, alguns autores se opõem ao uso de “Big Questions”, propondo o desmembramento destas perguntas, além de questionarem a metodologia utilizada na definição dos grupos controle e experimental de alguns dos trabalhos analisados. Desta forma, a metodologia SOLE se mostra eficiente no desenvolvimento acadêmico e socioemocional de crianças e adolescentes para a vida no século XXI, mas deve ser pesquisada de forma mais criteriosa para a obtenção de resultados confiáveis.;
Palavras-chave SOLE; Ambientes de aprendizado auto-organizados; Revisão bibliográfica;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-06-17;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13831;
Nivel Especialização;
Curso Especialização: Educação jesuítica aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística