RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A construção da autonomia da criança na educação infantil, fundamentada à pedagogia inaciana

Mostrar registro simples

Autor Gripp, Roberta de Almeida Silva;
Orientador Megda, Amanda dos Reis Santos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1904383563471222;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A construção da autonomia da criança na educação infantil, fundamentada à pedagogia inaciana;
Resumo Este artigo analisa a construção da autonomia da criança na Educação Infantil, fundamentada na Pedagogia Inaciana. É um estudo de fundamentação teórica, que mostra a importância e a valorização do protagonismo da criança, em especial na primeira infância (0 – 5 anos e 11 meses) na construção ativa da sua autonomia. Vamos ver como a ação pedagógica e didática, ancorada nas reflexões e inspirações de Santo Inácio, favorecem e potencializam a capacidade da criança de pensar, criar e se expressar nas suas tomadas de decisão, frente às situações de interação e socialização, a partir das suas vivências e experiências diárias. Nesta leitura, vamos considerar e tomar conhecimento que os primeiros anos de vida da criança são o alicerce para a estruturação socioemocional na formação de seres ativos, pensantes e autônomos e reforçar o valor da Educação Infantil como base para a sua formação integral, ou seja, no aprimoramento da pessoa toda, desenvolvendo a sua criatividade, oferecendo a interação com os outros e exercendo um olhar atento para com os outros.;
Abstract This article analyzes the construction of children's autonomy in Early Childhood Education, based on Ignatian Pedagogy. It is a theoretical study that highlights the importance and value of children's protagonism, particularly in early childhood (0 – 5 years and 11 months), in the active construction of their autonomy. We will explore how pedagogical and didactic actions, grounded in the reflections and inspirations of St. Ignatius, enhance and empower children's ability to think, create, and express themselves in their decision-making, in the face of situations of interaction and socialization, based on their daily experiences. In this reading, we will recognize that the first years of a child's life serve as the foundation for socio-emotional structuring in the formation of active, thoughtful, and autonomous beings, reinforcing the value of Early Childhood Education as a basis for their integral development, that is, in the enhancement of the whole person, developing their creativity, providing interaction with others, and exercising a mindful perspective towards others.;
Palavras-chave Autonomia; Protagonismo; Pedagogia inaciana; Ação pedagógica; Educação infantil; Autonomy; Protagonism; Ignatian pedagogy; Pedagogical action; Early childhood education;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-06-11;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13833;
Nivel Especialização;
Curso Educação jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística