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Desenvolvimento da formação integral através do acompanhamento socioemocional de crianças do 2° ano do Ensino Fundamental

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Autor Rodrigues, Rosyane Andrade de Lima;
Orientador Fávero, Mariana Consulmagno;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6516223575380676;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Desenvolvimento da formação integral através do acompanhamento socioemocional de crianças do 2° ano do Ensino Fundamental;
Resumo As instituições de ensino no Brasil têm sido convidadas a repensar suas práticas, buscando caminhos que favoreçam o desenvolvimento integral dos estudantes. Esse movimento exige não apenas a construção de competências e habilidades, mas também a abertura para novas formas de adaptação e organização, capazes de responder com sensibilidade e propósito aos desafios de um tempo em constante transformação. Inspirada por uma abordagem humanista e integradora, como propõem os princípios do Paradigma Pedagógico Inaciano e da Rede Jesuíta de Educação, esta proposta reconhece a centralidade do estudante como sujeito ativo em seu processo de aprendizagem. Este artigo tem como objetivo analisar, através de um relato de experiência da professora regente da turma do 2º ano do ensino fundamental, como o trabalho feito em sala de aula e nas atividades extras da escola podem contribuir, em sua prática cotidiana, para a formação socioemocional dos alunos., evidenciando sua relevância para a formação integral das crianças. Trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa, construído a partir da perspectiva da professora regente que acompanhou de perto o cotidiano das turmas e busca responder o seguinte problema: de que maneira os princípios da Pedagogia Inaciana orientam as ações que proponham um espaço educativo que favoreça o desenvolvimento emocional e social dos estudantes, resultando também no desenvolvimento integral? A reflexão sobre o desenvolvimento das habilidades socioemocionais é sustentada por referências como Daniel Goleman, que destaca a importância da inteligência emocional e Howard Gardner, cuja teoria das inteligências múltiplas amplia a compreensão sobre as diversas formas de aprender e se expressar. Além disso, os princípios de Paulo Freire fortalecem a proposta de um ambiente escolar mais acolhedor, consciente e formativo. Assim, a compreensão e o fortalecimento das habilidades socioemocionais contribuem significativamente para os vínculos entre educador e estudante, promovendo uma vivência escolar mais significativa, democrática e transformadora.;
Palavras-chave Competências socioemocionais; Desenvolvimento emocional; Educação jesuíta; Formação integral; Pedagogia Inaciana;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-07-08;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13835;
Nivel Especialização;
Curso Educação jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


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