Resumo |
As instituições de ensino no Brasil têm sido convidadas a repensar suas práticas,
buscando caminhos que favoreçam o desenvolvimento integral dos estudantes. Esse
movimento exige não apenas a construção de competências e habilidades, mas
também a abertura para novas formas de adaptação e organização, capazes de
responder com sensibilidade e propósito aos desafios de um tempo em constante
transformação. Inspirada por uma abordagem humanista e integradora, como
propõem os princípios do Paradigma Pedagógico Inaciano e da Rede Jesuíta de
Educação, esta proposta reconhece a centralidade do estudante como sujeito ativo
em seu processo de aprendizagem. Este artigo tem como objetivo analisar, através
de um relato de experiência da professora regente da turma do 2º ano do ensino
fundamental, como o trabalho feito em sala de aula e nas atividades extras da escola
podem contribuir, em sua prática cotidiana, para a formação socioemocional dos
alunos., evidenciando sua relevância para a formação integral das crianças. Trata-se
de um relato de experiência, de abordagem qualitativa, construído a partir da
perspectiva da professora regente que acompanhou de perto o cotidiano das turmas
e busca responder o seguinte problema: de que maneira os princípios da Pedagogia
Inaciana orientam as ações que proponham um espaço educativo que favoreça o
desenvolvimento emocional e social dos estudantes, resultando também no
desenvolvimento integral? A reflexão sobre o desenvolvimento das habilidades
socioemocionais é sustentada por referências como Daniel Goleman, que destaca a
importância da inteligência emocional e Howard Gardner, cuja teoria das inteligências
múltiplas amplia a compreensão sobre as diversas formas de aprender e se expressar.
Além disso, os princípios de Paulo Freire fortalecem a proposta de um ambiente
escolar mais acolhedor, consciente e formativo. Assim, a compreensão e o
fortalecimento das habilidades socioemocionais contribuem significativamente para os
vínculos entre educador e estudante, promovendo uma vivência escolar mais
significativa, democrática e transformadora.; |