| Autor | Silva, Simone Pereira Xavier Machado da; |
| Orientador | Lima, Marcos Epifanio Barbosa; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/9848315028689294; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | A formação integral do educando a partir das vivências inacianas: reflexões inspiradas nos Exercícios Espirituais; |
| Resumo | Este trabalho investiga o impacto das Vivências Inacianas (VIV), inspiradas nos Exercícios Espirituais de Inácio de Loyola, no desenvolvimento integral dos educandos do 9º ano do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo/RJ. A pesquisa fundamenta-se na pedagogia inaciana e nos documentos orientadores da Rede Jesuíta de Educação, especialmente o Projeto Educativo Comum (PEC). Com abordagem quantiqualitativa, foram aplicados questionários estruturados a três grupos: educandos (Apêndice A), professores do Ensino Fundamental II (Apêndice B) e coordenadores pedagógicos e da Formação Cristã (Apêndice C). O objetivo foi compreender como as VIV contribuem para as dimensões cognitiva, emocional, espiritual e social dos educandos. Os dados revelam alta satisfação por parte dos educandos, especialmente no que se refere ao autoconhecimento, ao equilíbrio emocional e à reflexão sobre valores e atitudes. Professores e coordenadores reconhecem a eficácia da proposta na formação integral, destacando a importância da articulação entre os conteúdos acadêmicos e a dimensão espiritual. Entre os desafios identificados, ressaltam-se a continuidade das VIV no cotidiano escolar e a necessidade de maior engajamento docente. Conclui-se que as VIV representam uma prática formativa significativa, que fortalece o projeto educativo inaciano e pode servir como modelo para outras unidades da Rede Jesuíta de Educação.; |
| Abstract | This study investigates the impact of the Ignatian Experiences (VIV), inspired by the Spiritual Exercises of Ignatius of Loyola, on the holistic development of 9th-grade students at Colégio Anchieta, in Nova Friburgo, RJ. The research is grounded in Ignatian pedagogy and in the guiding documents of the Rede Jesuíta de Educação (Jesuit Education Network – Brazil), especially the Projeto Educativo Comum (PEC). Using a mixed-method approach, structured questionnaires were applied to three groups: students (Appendix A), lower secondary teachers (Appendix B), and pedagogical and Christian Formation coordinators (Appendix C). The objective was to understand how the VIV contributes to the cognitive, emotional, spiritual, and social dimensions of the students. The data reveal a high level of student satisfaction, especially regarding self-knowledge, emotional balance, and reflection on values and attitudes. Teachers and coordinators recognize the effectiveness of the initiative in promoting holistic formation, highlighting the importance of connecting academic content with the spiritual dimension. Among the challenges identified are the continuity of the VIV in daily school life and the need for greater teacher engagement. It is concluded that the VIV represent a meaningful formative practice that strengthens the Ignatian educational project and can serve as a model for other units within the Rede Jesuíta de Educação.; |
| Palavras-chave | Educação Jesuíta; Exercícios Espirituais; Formação integral; Rede Jesuíta de Educação; Vivências Inacianas; Jesuit Education; Spiritual Exercises; Holistic formation; Ignatian Experiences; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2025-06-02; |
| URI | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13836; |
| Nivel | Especialização; |
| Curso | Educação jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |