| Resumo |
O presente artigo analisa as ações de protagonismo juvenil no Colégio Antônio Vieira,
em Salvador/BA, à luz dos princípios da Pedagogia Inaciana, articulando-os com
aportes teóricos laicos sobre educação e juventude. A pesquisa, de natureza
qualitativa e bibliográfica, baseia-se em observações diretas da autora enquanto
Analista da Direção Acadêmica, função que permitiu acompanhar de forma próxima
iniciativas protagonizadas por estudantes do Ensino Médio, destacando os Núcleos
de Protagonismo Estudantil que oferecem aos jovens oportunidades concretas de
liderança, engajamento social e construção coletiva de conhecimento. O objetivo geral
é identificar as ações e os projetos de protagonismo juvenil acolhidos e apoiados pelo
Colégio Antônio Vieira, em Salvador/BA para a formação de jovens líderes críticos e
comprometidos com a transformações sociais. A pesquisa se fundamenta,
principalmente em Escamez (2003), Freire (1979) e Costa (2001) que têm explorado
as interações entre o protagonismo juvenil e as práticas pedagógicas. Os resultados
mostram a escola, ancorada na tradição educativa jesuíta, promove a formação de
sujeitos críticos, conscientes e socialmente comprometidos.; |