| Autor | Rosa, Thulius Kreling da; |
| Orientador | Castellões, Arthur Rodrigues do Amaral; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/2516295865987515; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | Contribuição do exercício físico na prevenção e no tratamento dos transtornos mentais em estudantes; |
| Resumo | Os transtornos mentais em estudantes do mundo todo têm sido alvo de preocupação e pesquisas, especialmente nas últimas décadas. Esses transtornos tornaram-se mais evidentes após a pandemia da covid-19, suscitando maior interesse da comunidade científica mundial. Considerando-se que os exercícios físicos desempenham um papel importante na saúde pública, prevenindo e tratando uma série de condições físicas, incluindo doenças metabólicas, cardiovasculares e obesidade, surgiu o interesse em analisar as evidências encontradas nos artigos publicados sobre efeitos preventivos dos exercícios físicos nos transtornos mentais; o papel do exercício físico na promoção da saúde física dos indivíduos com transtornos mentais; e o exercício físico como uma estratégia para gerenciar os sintomas nos indivíduos com transtornos mentais. Os resultados obtidos, de acordo com os estudos analisados, demonstraram evidências convincentes de que os exercícios físicos podem prevenir as doenças mentais mais frequentes em estudantes, como depressão e transtornos de ansiedade, além de oferecer múltiplos efeitos benéficos à saúde física e mental de pessoas com uma ampla gama de doenças mentais, principalmente a depressão, a ansiedade e a esquizofrenia. Além disso, têm demonstrado relevante papel na redução dos sintomas desses transtornos nos indivíduos acometidos. Conclui-se que os exercícios físicos devem ser incorporados aos cuidados de rotina dos estudantes com transtornos mentais, com o incentivo e o apoio das escolas e das famílias.; |
| Abstract | Mental disorders in students worldwide have been a subject of concern and research, especially in recent decades. These disorders became more evident after the covid-19 pandemic, arousing greater interest from the global scientific community. Considering that physical exercise plays an important role in public health, preventing and treating a series of physical conditions including metabolic and cardiovascular diseases and obesity, there was interest in analyzing the evidence found in published articles on: preventive effects of physical exercise on mental disorders; the role of physical exercise in promoting the physical health of individuals with mental disorders; the physical exercise as a strategy to manage symptoms in individuals with mental disorders. The results obtained demonstrated convincing evidence that physical exercise can prevent the most common mental illnesses in students, such as depression and anxiety disorders, in addition to offering multiple beneficial effects on the physical and mental health of people with a wide range of mental illnesses, especially depression, anxiety and schizophrenia. Furthermore, they have demonstrated a significant role in reducing the symptoms of these disorders in affected individuals. It is concluded that physical exercise should be incorporated into the routine care of students with mental disorders, with the encouragement and support of schools and families.; |
| Palavras-chave | Transtornos mentais; Exercício físico; Estudantes; Depressão; Ansiedade; Mental disorders; Physical exercise; Students; Depression; Anxiety; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2025-06-16; |
| URI | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13840; |
| Nivel | Especialização; |
| Curso | Educação jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |