RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Interferências da relação família/escola no desempenho pedagógico e socioemocional dos estudantes do 2º. e do 3º. anos do ensino fundamental do Colégio Loyola

Mostrar registro simples

Autor Ceolin, Virgínia Gris;
Orientador Ghisleni, Ana Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6448185346010413;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Interferências da relação família/escola no desempenho pedagógico e socioemocional dos estudantes do 2º. e do 3º. anos do ensino fundamental do Colégio Loyola;
Resumo Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a interferência da relação família/escola no desempenho pedagógico e socioemocional dos estudantes do 2º. e do 3º. anos do Colégio Loyola, em 2023 e 2024, respectivamente, considerando-se as especificidades de cada criança. A metodologia empregada foi a análise documental por amostragem. Foram observadas situações em que aspectos emocionais, como ansiedade, insegurança e dificuldades de adaptação, interferiram diretamente no rendimento escolar, destacando a necessidade de ações integradas entre escola e família. O estudo reforça a urgência de retomar-se o conceito de educação como processo coletivo e de redimensionarse a autoridade de pais e professores, propondo estratégias como criação de grupos de orientação para famílias. Como conclusão, a pesquisa evidencia a importância da escuta sensível, do diálogo constante entre escola e família e do fortalecimento dos vínculos na promoção do desenvolvimento integral da criança, nos aspectos acadêmico e socioemocional, e na construção de uma parceria efetiva, capaz de responder de maneira mais adequada e sensível aos desafios da educação contemporânea.;
Abstract This study aims to reflect on the impact of the family-school relationship on the academic and socio-emotional development of 2nd and 3rd grade students at Colégio Loyola in 2023 and 2024, respectively, considering each child's individual characteristics. The methodology employed was document analysis based on sampling. The study identified situations in which emotional factors – such as anxiety, insecurity, and difficulties in adaptation – directly affected academic achievement, underscoring the need for coordinated actions between school and family. It emphasizes the urgency of reaffirming education as a collective process and of redefining the roles and authority of both parents and teachers. As part of this effort, the study proposes strategies such as the creation of guidance groups for families. The findings highlight the importance of empathetic listening, ongoing dialogue between school and family, and the strengthening of relationships to support the holistic development of children – academically and socioemotionally – while fostering an effective partnership capable of responding more appropriately and sensitively to the challenges of contemporary education.;
Palavras-chave Educação como processo coletivo; Relação família-escola; Processo de aprendizagem; Educação contemporânea; Corresponsabilidade; Education as a collective process; Family-school relationship; Learning process; Contemporary education; Co-responsibility;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-06-05;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13841;
Nivel Especialização;
Curso Educação jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística