RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A educação bilíngue no quinto ano do Colégio Anchieta à luz da Pedagogia Inaciana: experiências significativas na formação de cidadãos globais

Mostrar registro simples

Autor Montenegro, Fernanda;
Orientador Marins, Emily de Paula Silva;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4552496878756181;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A educação bilíngue no quinto ano do Colégio Anchieta à luz da Pedagogia Inaciana: experiências significativas na formação de cidadãos globais;
Resumo O presente artigo analisa o percurso de implementação do Currículo Bilíngue Integrado (CBI) no Ensino Fundamental l e, mais especificamente no 5º ano, que vem acontecendo há três anos em resposta às novas demandas pedagógicas e mercadológicas com o aumento da carga horária envolvendo a língua inglesa O estudo identifica potencialidades e desafios do CBI, propondo possibilidades de aprimoramento através da inserção Paradigma Pedagógico Inaciano (PPI) às práticas pedagógicas bilíngues a partir das áreas específicas do conhecimento contempladas no 5º ano: History, Portuguese, Logic e Science. Para tanto, a discussão fundamentase, além do PPI, nos conceitos de Educação Integral, Cidadania Global e no Mapa de Aprendizagens, que implicam considerar que os aspectos cognitivos, socioemocionais e espirituais-religiosos convergem na formação de cidadãos competentes em suas habilidades cognitivas, compassivos com os problemas da sociedade atual, conscientes dos problemas atuais e comprometidos com o desenvolvimento de um mundo melhor para o bem de todos. Por meio de abordagem quantiqualitativa, foi aplicado um questionário estruturado a representantes do corpo docente e equipes de coordenação do Fundamental l do Colégio Anchieta em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os resultados apontam para necessidades de reflexão e melhorias no processo de implementação do projeto em relação às metodologias aplicadas, ao envolvimento dos professores nos momentos de planejamento, à formação docente e às estratégias pedagógicas utilizadas, a fim de ofertar um melhor preparo ao corpo docente para que a inserção do PPI seja cada vez mais efetiva no ambiente escolar em contexto de educação bilíngue. Conclui-se que o Paradigma Pedagógico Inaciano apresenta-se como uma alternativa significativa para a formação de sujeitos atuantes para e com os outros, capazes de interagir criticamente em um contexto global e plural.;
Abstract This study analyzes the implementation process of the Integrated Bilingual Curriculum (CBI) in Elementary School, with particular attention to the 5th grade, which has been taking place over the last three years in response to new pedagogical and market demands arising from the expanded instructional time dedicated to the English language. The research identifies the potentialities and challenges of the CBI and proposes possibilities for improvement through the incorporation of the Ignatian Pedagogical Paradigm (PPI) into bilingual teaching practices in the specific subject areas included in the 5th grade: History, Portuguese, Logic, and Science. The discussion is grounded not only in the PPI, but also in the concepts of Integral Education, Global Citizenship, and the Learning Map, which require considering how cognitive, socio-emotional, and spiritual-religious dimensions converge in the formation of citizens who are competent in their cognitive abilities, compassionate toward social issues, aware of contemporary challenges, and committed to building a better and more just world for all. Using a mixed-methods approach, a structured questionnaire was administered to representatives of the teaching staff and the coordination teams of Elementary School at Anchieta School in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The results indicate the need for reflection and improvement in the project’s implementation, particularly regarding the methodologies applied, teachers’ involvement in planning, teacher education, and pedagogical strategies adopted, in order to better prepare the teaching staff so that the integration of the PPI becomes increasingly effective in the bilingual educational context. The study concludes that the Ignatian Pedagogical Paradigm constitutes a meaningful pathway for the formation of subjects who act for and with others and who are capable of engaging critically within a global and plural context.;
Palavras-chave Currículo bilíngue Integrado; Bilinguismo; Cidadania global; Paradigma Pedagógico Inaciano; Integrated bilingual curriculum; Bilingualism; Global citizenship; Ignatian Pedagogical Paradigm;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-12-01;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13915;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica: Aprendizagem Integral, Sujeito e Contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística