RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A política de valorização dos docentes da rede pública de Teutônia-RS: um estudo sobre os limites e as possibilidades

Mostrar registro simples

Autor Wink, Susiane Elise Drehmer;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1409801179575764;
Orientador Molina, Rosane Maria Kreusburg;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2571450851374800;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A política de valorização dos docentes da rede pública de Teutônia-RS: um estudo sobre os limites e as possibilidades;
Resumo A dissertação investiga a política de valorização do magistério público para interpretar o processo de constituição do Plano de Carreira do magistério público municipal de Teutônia-RS e compreender o significado desse Plano na perspectiva do professorado. O cenário econômico e político dos anos 1990 e o respectivo impacto nas políticas educacionais, na dimensão nacional e municipal, também está considerado. Os referenciais teóricos que sustentam a pesquisa estão contemplados no pensamento de Ball e Bowe, Nóvoa, Morgado, Feitas, Saviani, entre outros. As informações, predominantemente qualitativas, foram coletadas por meio de análise de documentos, questionários e entrevistas semi-estruturadas. Colaboram com o estudo 14 professores. As evidências coletadas permitem afirmar que os professores entendem que o caminho legítimo para reivindicar e garantir direitos é a Associação do Professores de Teutônia-RS. Também registram que a política de valorização, para além da adequação dos planos de carreira, contempla;
Abstract The present paper investigates the policy of valorization of public school teachers to interpret the formation of the Career Plan of teaching municipal public Teutônia-RS and understand the meaning of the plan from the perspective of teachers. The economic and political scenario of the 1990s and its impact on educational policies in the national and municipal are also considered. The theoretical thought of the present research is included in the concepts of Ball and Bowe, New, Morgado, Made, Saviani, among others. The information, mostly qualitative, were collected through analysis of documents, questionnaires and semistructured interviews. Fourteen teachers Collaborated with the study. From the collected evidence it can be stated that the teachers understand the legitimate way to claim and secure rights is the Teachers Association in Teutônia-RS. It also can be verified that the policy of recovery for the adequacy of career plans offers career progression and remuneration. Thus, you can reaffirm the parti;
Palavras-chave município de Teutônia- RS; políticas públicas; valorização docente; public policy; town of Teutônia-RS; valorization of teachers;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2009-08-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1983;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística