Resumo:
Esta dissertação analisa estudos acadêmicos, dissertações e teses, sobre formação continuada na Educação Infantil realizados em PPGs da região Nordeste do Brasil, no período de 2010 a 2019, destacando seus problemas de pesquisa e seus referenciais teórico-metodológicos. Para isso, contextualizou-se a implantação/expansão dos PPGs em Educação da região Nordeste; selecionou-se teses e dissertações produzidas nesses PPGs com relação à formação continuada de professores da Educação Infantil, e elaborou-se um balanço analítico dessas teses e dissertações. Como procedimentos teórico-metodológicos, utilizou-se a abordagem qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica denominada “Estado da Arte”, com embasamento teórico em Romanowski e Ens (2006), e a “produção de sentidos”, com suporte em Aguiar e Ozella (2013). Como resultados, observou-se que os trabalhos analisados explicitam que as formações continuadas apresentam caráter academicista, constituídas por conteúdos técnicos e teóricos que visam suprir as lacunas deixadas na formação inicial dos professores e sequências didáticas a serem desenvolvidas com crianças de 0 a 5 anos de idade. Os trabalhos também defendem a necessidade dessas formações se relacionarem com a prática pedagógica, possibilitando uma formação reflexiva, que mobilize momentos coletivos de interação, compartilhamento de experiências, desejos de mudança, de profissionalização e qualificação da prática pedagógica, impactando assim no processo de ensino-aprendizagem das crianças.